A importância do sono para viver bem

Nada melhor do que chegar em casa após um longo dia de trabalho (ou então de lazer) e poder desfrutar de uma boa noite de sono, não é mesmo? Em um mundo de rotinas cada vez mais sobrecarregadas e desgastantes dormir bem e de maneira revigorante se tornou um desejo comum na vida de muita gente.

Nesse conteúdo, vamos mostrar a importância do sono para viver bem, além de dar dicas para potencializar sua qualidade e com isso ganhar em mais saúde, física e mental.

Se você tem problemas para dormir, recomendo a leitura do conteúdo a seguir.

A importância do sono

Embora muita gente não saiba, é durante o sono que o organismo sofre uma série de alterações em sua capacidade de funcionamento. Dentre os principais objetivos dessa variação funcional está basicamente a recuperação dos tecidos corporais, bem como a reposição de energia para um novo dia que se inicia.

Entretanto, isso não é tudo, existe uma série de benefícios, que estão diretamente ligados à qualidade do sono. São eles:

  • Previne a obesidade;
  • Controla a pressão arterial;
  • Previne a depressão;
  • Melhora o desempenho físico.

Vou mostrar agora, como o sono traz todos esses benefícios.

Previne a obesidade

É durante o sono que o organismo produz a leptina, substância conhecida como o hormônio da saciedade. Dessa forma, pessoas que possuem dificuldades para dormir, tendem a produzir menores quantidades desse composto. A principal consequência disso, é a ingestão exacerbada de calorias durante o dia, uma vez que não há sinal de satisfação para o cérebro.

Além disso, um outro hormônio, diretamente ligado ao apetite, a grelina, conhecida como hormônio da fome se apresenta em níveis elevados em pessoas que têm insônia ou qualidade ruim de sono. Está comprovado cientificamente que dormir bem previne a obesidade.

Controla a pressão arterial

Uma boa noite de sono, ininterrupta está diretamente relacionada a ótimos níveis de pressão arterial. Quando uma pessoa não dorme bem, ela fica em um estado considerado de estresse, já que o organismo mantem a produção de adrenalina, um hormônio estimulante, que como consequência, mantém o indivíduo em estado de alerta, o que consequentemente aumenta a pressão arterial. Uma noite bem dormida é sinônimo de pressão arterial controlada.

Previne a depressão

Pessoas que dormem com qualidade entre seis e nove horas por dia possuem menores chances de desenvolver depressão. Isso pelo simples fato de durante o a noite, o organismo liberar diferentes hormônios e neurotransmissores como endorfina e serotonina, que estão diretamente relacionados às sensações de alegria e felicidade. Se você quer se ver livre da depressão, busque um sono de qualidade.

Melhora o desempenho físico

Um sono qualitativo sem interrupções favorece a produção do hormônio do crescimento, amplamente conhecido como GH. Como o nome já sugere, essa substância é responsável pelo crescimento e só começa a ser produzida cerca de meia hora após pegarmos no sono, por conta disso, pessoas que dormem de maneira fragmentada não possuem uma boa síntese desse hormônio.

O GH tem como algumas de suas funções, manter o tônus muscular, impedir o acúmulo de gordura corporal, melhorar o desempenho físico, algo que consequentemente impede a instalação de uma série de doenças, como osteoporose, artrite, diabetes e até desordens cardiovasculares.

Como dormir bem?

Muitas pessoas que possuem dificuldades para dormir, ou sofrem com algum distúrbio do sono, como insônia ou até mesmo apneia, relatam que já acordam cansadas e com o passar dos anos tendem a apresentar diversos problemas de saúde.

Um questionamento muito comum é: Como dormir bem?

Existe uma série de fatores que podem colaborar para uma noite de sono de qualidade, se você sofre para dormir, essas dicas que darei a seguir podem te ajudar.

  • Mantenha uma rotina de sono – durma e acorde em horários próximos diariamente, inclusive aos finais de semana;
  • Fique longe de aparelhos eletrônicos – televisão, celulares, computadores interferem na produção de melatonina, conhecida como hormônio do sono, por isso, cerca de 1 hora antes de dormir, desconecte-se;
  • Evite substâncias estimulantes após as 17 h – cafés, bebidas ricas em cafeínas, alimentos ricos em açúcar são verdadeiros estimulantes capazes de deixar as pessoas ligadas;
  • Faça uso de compostos calmantes – chás calmantes são ótimas opções para potencializar o sono. Camomila; erva doce; Capim cidreira e Mulungu são ótimas opções;
  • Faça exercícios de respiração – realize exercícios de respiração já deitado(a), inspirando e expirando calmamente, isso potencializa o fluxo de oxigênio pelo corpo, ameniza a pressão arterial,  diminui o ritmo cardíaco e traz maior sensação de relaxamento, favorecendo o adormecer.

Depois dessa verdadeira aula sobre a importância do sono para viver bem e como dormir de maneira qualitativa não existe mais desculpas para levar uma vida saudável, não é mesmo? Depois de adquirir todo esse conhecimento, é hora de compartilhar o aprendizado com mais pessoas, para isso, basta compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais, para que amigos e familiares também se beneficiem.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *