Com o aumento da expectativa de vida, uma preocupação vem crescendo de maneira constante na vida de pessoas que chegam à terceira idade, a de como ter mais saúde na velhice. É praticamente impossível impedir a ação do tempo sobre a saúde. Falando de maneira geral, diferentes sistemas corporais são afetados com o passar dos anos, músculos, ossos e sistema nervoso tendem a ser os mais afetados, no entanto, com simples ações, tomadas de maneira antecipada é possível envelhecer com saúde e consequentemente qualidade de vida.
Hoje falaremos sobre saúde na velhice, e as formas de alcançar isso, da maneira mais natural possível.
Como ter saúde na velhice
Nosso organismo é literalmente uma máquina. Uma máquina, que assim como outra qualquer, precisa de combustíveis de qualidade e manutenção periódicas. Dando continuidade as analogias, o combustível é a alimentação, e as manutenções de tempos em tempos podem ser vistas como a prática de atividades físicas. Entretanto, além dessas opções, existem mais outras formas capazes de garantir saúde na velhice. São elas:
- Alimentação de qualidade;
- Pratica regular de atividades físicas;
- Exposição ao sol;
- Realização de checkups períodos;
- Desenvolvimento da acuidade mental.
Se você conseguir unir todas essas opções, a saúde na velhice estará garantida. Agora, vamos falar sobre cada uma delas.
Alimentação de qualidade
Uma alimentação de qualidade é fundamental para envelhecer com saúde. Preparar o corpo para a velhice é fundamental para não ser acometido sorrateiramente com o passar dos anos. Quando se pensa em terceira idade, alguns nutrientes devem ser consumidos em maiores quantidades.
Proteínas, gorduras e cálcio são importantes para a saúde na velhice.
Proteínas, contribuem para a formação e manutenção de músculos, tecido que diminui com o passar dos anos, por isso, aumentar a ingestão de carnes brancas e vermelhas, ovos, leites e seus derivados, além de leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico são fundamentais no período rumo ao envelhecimento.
Outro problema muito comum enfrentado pelos idosos, é a osteoporose ou a fragilidade óssea, que pode ser amenizada pela ingestão de cálcio. Leites, queijos, tofu, couve, gergelim são ótimas fontes de cálcio, capazes de promover fortalecimento ósseo e garantir um envelhecimento mais saudável e confortável.
Por fim, o sistema nervoso também é afetado, diminuindo a capacidade cognitiva, dessa forma, ofertar gorduras de qualidade é fundamental, uma vez que potencializa as sinapses neuronais. Azeite, ovos, manteiga, peixes de águas profundas e sementes oleaginosas são ótimas opções para o preparo cerebral rumo à uma velhice saudável.
Além disso, buscar alimentos funcionais, ricos em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios naturais também é muito indicado para idosos. Cúrcuma, pimentas, frutas vermelhas, frutos cítricos, vegetais verde-escuros são ótimas opções interessantes (e necessárias) para quem deseja ter saúde na velhice.
Praticar atividades físicas
Praticar atividades físicas que estimulem o corpo como um todo é uma ótima forma de alcançar saúde na velhice. Dentre as principais modalidades capazes de alcançar o corpo de maneira global estão a musculação, a natação e o pilates. Todas trabalham músculos, coordenação motora e capacidade respiratória, funções essenciais para envelhecer com saúde.
Exposição ao sol
O sol ajuda na síntese de vitamina D que por sua vez favorecer a absorção de cálcio pelo organismo. Em termos populares, podemos afirmar que a vitamina D é a cola, que gruda o cálcio nos ossos, garantindo assim sua força e funcionalidade. Além disso, a exposição solar também tem seu fator psicológico, pois para se expor ao é necessário sair de casa, o que promove interação social, capaz de afastar sensações e sentimentos como ansiedade, solidão e depressão.
Realização de checkups regulares
Mesmo se expondo ao sol, praticando atividades físicas e se alimentando adequadamente, visitar seu médico de confiança regularmente é algo de suma importância. É ele quem vai lhe solicitar exames, além de realizar uma anamnese detalhada. Com isso, algo fora do normal pode ser encontrado e previamente corrigido, te colocando novamente no rumo da saúde na velhice.
Desenvolvimento de acuidade mental
Com o passar dos anos é comum que as pessoas se tornem mais emotivas e consequentemente mais sensíveis à estresses e até mesmo a descontroles emocionais. Por isso, buscar atividades mentais também é importante. Praticar meditação, ter aulas de técnicas de respiração, ler, escrever, aprender um novo idioma, aprender a tocar um instrumento possuem grande interferência no quesito saúde mental, sendo de grande valia para envelhecer com saúde.
A homeopatia também pode ajudar
Como tudo que foi mostrado até aqui tem fundamento natural, a homeopatia também é capaz de propiciar saúde na velhice. Essa famosa medicina de cunho naturalista é capaz de propiciar equilíbrio total entre corpo e mente, tornando mais agradável possível o processo de envelhecimento.
Embora envelhecer possa soar como algo assustador, a velha máxima que afirma: “a terceira idade é a melhor idade” nunca foi tão verdadeira. Agora que você já descobriu o segredo de como alcançar saúde na velhice, difunda as informações aqui mostradas com todos. Para isso, basta apenas compartilhar esse artigo.