Quando se fala da indústria da beleza, do corpo perfeito e da capacidade mental não é difícil concluir que os limites de saúde foram ultrapassados há muito tempo. Hoje existe uma necessidade imposta de ter um corpo bonito e ser capaz de lidar com todos os tipos de tarefa, independentes de quais sejam e para te ajudar nessa questão há disponível no mercado o super café.
Mas será que esse super café funciona? Ele é saudável ou é apenas mais uma jogada de marketing? A resposta você encontra ao continuar a leitura do artigo de hoje.
O que é o Super Café?
Batizado de SuperCoffee 2.0 – cuja tradução para o português seria: super café 2.0 trata-se de um café, com alguns ingredientes adicionados em sua composição, como TCM – um tipo de gordura, taurina, um aminoácido conhecido por sua ação estimulante, chá verde e canela, esses dois últimos conhecidos por seu potencial de acelerar o metabolismo.
A união de todos esses ingredientes ajudou a consolidar o conceito de super café, café turbinado ou até mesmo café à prova de balas, no Brasil.
A origem desse super café e o marketing instantâneo
A receita do super café foi criada por Dave Asprey, um ex-executivo de tecnologia do Vale do Silício depois de uma viagem ao Tibete, onde ele experimentou um chá tradicional com manteiga, que segundo ele, trouxe ampla energia e trouxe saciedade.
Foi daí que surgiu o conceito de um café turbinado, que seria a solução do mundo moderno: Energia para realizar seus afazeres e saciedade!
Assim temos literalmente uma jogada de marketing perfeita: quem toma a bebida ganha energia e sente saciedade. Sem comer a pessoa emagrece, ou seja, seria a solução para os “problemas do mundo moderno”.
Mas pontuando em saúde, como realmente deve ser feito, consumir regularmente esse tipo de café não é uma boa ideia.
Hoje a forma indicada de consumo do super café é utilizá-lo no café da manhã no lugar de frutas e cereais, por exemplo.
Analisando os ingredientes do Super Café no organismo
Como citado no início do nosso artigo, os ingredientes desse super café são:
- Café;
- TCM: um tipo de gordura saturada;
- Taurina: aminoácido estimulante;
- Chá verde: planta conhecida por seu potencial estimulante e termogênico;
- Canela: Especiaria estimulante e termogênica.
Vamos agora juntos, analisar cada um desses ingredientes de maneira individual.
Café
O café é uma bebida conhecida naturalmente por seu efeito estimulante e até mesmo sacietogênico, ou seja, que naturalmente diminui o apetite. Seu princípio ativo é a cafeína, que age no sistema nervoso, deixando seus consumidores mais atentos e menos sonolentos.
TCM
Já o TCM é um tipo de gordura e toda gordura possui um alto poder calórico. Para cada grama de gordura são 9 calorias, o que não parece muito inteligente pensando do ponto de vista de quem busca emagrecimento.
Além disso, o TCM pode ter diferentes origens e ser proveniente do óleo de coco, ou então da manteiga ghee (um tipo de manteiga vegana). Entretanto, é importante ressaltar que ambas possuem um alto potencial inflamatório no organismo e seu consumo regular pode facilitar a ocorrência de doenças cardiovasculares, como infarto, AVC e aumento de pressão arterial.
Taurina
A Taurina é conhecido por seu potencial estimulante muito semelhante ao da cafeína, porém sem efeitos colaterais conhecidos, como é o caso do aumento de diurese.
Chá verde
O chá verde (Camellia sinensis) é uma planta rica em xantinas e catequinas que são estimulantes tanto do ponto de vista mental, quanto corporal. Além disso, também há doses de cafeína em sua composição. Quando utilizada de maneira amena e orientada pode favorecer a perda de peso, no entanto, seu uso continuo sem orientação pode trazer distúrbios de sono e ansiedade.
Canela
Famosa iguaria, a canela é conhecida também pelo seu efeito termogênico – capaz de aumentar o gasto calórico corporal, além de um leve efeito estimulante, mas como alguns dos ingredientes citados, ela não funciona sozinha.
Efeitos na saúde a médio e longo prazo não são positivos
Em um curto espaço de tempo, o super café pode sim trazer uma sensação de energia, e até mesmo saciedade e emagrecedor, mas é algo que não se sustenta e eu vou te mostrar a razão disso.
Com o passar do tempo, a cafeína, presente no café e no chá verde, acaba por perder o efeito no sistema nervoso e deixa de agir como estimulante natural.
O TCM pode causar efeito de saciedade, mas depois de um certo período de emagrecimento, o organismo se adapta a essa perda e passa a trabalhar de maneira diferente, para economizar energia, trazendo à tona o conhecido efeito sanfona.
E por fim os estimulantes todos juntos: café, taurina, chá verde e canela, podem causar uma sobrecarga cerebral trazendo à tona efeitos como insônia, estresse e ansiedade que podem resultar até mesmo em depressão.
Portanto, eu como médico clínico geral, não recomendo que você usufrua desse super café, que nem gosto de café tem. Ele é duplamente prejudicial, trazendo efeitos negativos para sua saúde e para sua conta bancária.
Quer saúde? Busque seu médico de confiança
Quando o assunto é saúde, seja física ou mental, é seu médico de confiança que você deve buscar.
Atuando como clínico geral já há algumas décadas, vejo que cada vez mais a máxima de que o simples funciona é verdadeira.
Se você busca por mais saúde, energia, disposição e até mesmo emagrecimento, principalmente em tempos de pandemia, saiba que eu posso te ajudar nessa questão de modo simples e funcional.
Para isso, você só precisa clicar aqui e agendar sua consulta agora mesmo!
Confie na ciência e não no marketing.