Felizmente, a cabeça de muitos homens está mudando. O foco no bem-estar físico e na saúde, deixando a estética de lado, enfim, está fazendo sentido para grandes populações masculinas e isso é muito positivo. A busca por efeitos benéficos está cada vez mais concentrada em alimentos naturais e a cúrcuma e pimenta do reino, estão cada vez mais em evidência.
No artigo de hoje, abordaremos a cúrcuma e pimenta do reino em especial, que quando unidas podem potencializar a saúde do homem.
O poder da cúrcuma
A cúrcuma na verdade é o apelido do açafrão da terra, que também é conhecido como gengibre amarelo. Trata-se de uma raiz amarelada, pertencente à mesma família do gengibre.
Em todo o mundo, existem mais de 100 espécies de cúrcuma, porém, aqui no Brasil, a mais cultivada e consequentemente consumida é a cúrcuma longa. Esse alimento possui origem nos países do Oriente Médio e há relatos históricos de sua utilização há mais de 4.000 anos.
A cúrcuma possui em sua composição muitos minerais e vitaminas. Dentre os mais importantes estão o cálcio, ferro, manganês, potássio, vitamina C e vitamina B6. Todos eles muito importantes para a regulação de uma série de funções específicas do organismo.
Além disso, a cúrcuma possui nutrientes específicos famosos por agirem de maneira antioxidante e anti-inflamatória, a tumerina e a curcumina.
Dentre os principais benefícios do consumo da cúrcuma estão:
- Efeito anti-inflamatório sistêmico;
- Ação antioxidante;
- Ação anticancerígena;
- Potencialização do funcionamento cerebral;
- Facilitação de perda de peso.
A força da pimenta do reino
Também chamada de pimenta redonda ou também pimenta preta, a pimenta do reino é uma das especiarias mais conhecidas e consumidas em todo o Brasil. Apresentando-se em forma de grãos secos, ela é amplamente utilizada na culinária de diversos países. Possui um sabor forte, levemente picante, e dona de um poderoso composto benéfico à saúde: A piperina.
A pimenta do reino é proveniente de países asiáticos da linha equatorial, muito comum entre os povos de origem muçulmana. Por causa dela, grandes batalhas foram travadas nos períodos das viagens marítimas para o transporte das especiarias.
Uma interessante curiosidade sobre esse alimento, é que as pimentas preta e branca provêm da mesma semente, o processo de secagem de ambas, as diferenciam entre branca e preta.
Os efeitos benéficos da pimenta do reino à saúde são:
- Auxílio no funcionamento do sistema digestivo;
- Favorecimento do processo de perda de peso;
- Controle de problemas respiratórios, como a asma;
- Favorece a absorção de nutrientes;
- Estimula a circulação sanguínea;
- Potencializa a ação da cúrcuma.
Cúrcuma e pimenta do reino: Uma poderosa união
Embora sejam dois alimentos poderosos, a cúrcuma e pimenta do reino possuem baixo teor de disponibilidade quando ingeridas de modo solitário, ou seja, não são tão absorvidas como poderiam.
No entanto, estudos demonstraram que a união da cúrcuma e pimenta do reino, favorece a absorção de ambas, além de potencializar seus princípios ativos, a curcumina e a piperina, por isso, o consumo de ambas, de maneira conjunta vêm crescendo cada vez mais.
Curcumina e piperina em prol da saúde do homem
Embora o homem não tenha toda aquela variação hormonal, presente no universo feminino, em alguns aspectos sua saúde pode se tornar debilitada.
Apostar em alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, como a cúrcuma e pimenta do reino, podem potencializar o funcionamento intestinal e vascular, favorecendo melhor absorção de nutrientes, proporcionando mais disposição para práticas de atividades físicas.
A prática de atividade física é boa para o corpo e para mente, o que favorece a circulação na região pélvica e cerebral, favorecendo assim, quadros de ereção e consequentemente prática sexual.
Além disso, por conta da má alimentação, homens possuem maior predisposição para desenvolvimento de problemas intestinais, como inflamações, má absorção de nutrientes e prisão de ventre.
Além disso, depois dos 50 anos, há sempre o risco de câncer de próstata, que pode ser amenizado com o consumo regular de cúrcuma e pimenta do reino.
Como consumir
A cúrcuma e pimenta do reino são melhores absorvidas na presença de gorduras benéficas, por isso, sugere-se que sejam utilizadas durante almoços e jantares, na presença de um azeite de qualidade, sementes oleaginosas, como linhaça, por exemplo e até mesmo peixes gordos.
Para quem não gosta do sabor, os alimentos podem ser encontrados sob a forma de cápsulas ou suplementos alimentares.
Outros alimentos benéficos à saúde do homem
Além da cúrcuma e pimenta do reino, existem outros alimentos que possuem altos teores anti-inflamatórios e antioxidantes que potencializam o funcionamento do organismo masculino. São eles:
- Gengibre;
- Tomate;
- Rúcula;
- Vegetais verde-escuro;
- Alho;
- Aveia;
- Peixes;
- Ovos.
Homens geralmente não dão atenção à saúde, até que algo de ruim aconteça. Não seja assim, previna-se, pratique atividades físicas regularmente e adote uma alimentação saudável, dessa maneira, o corpo e a mente são cuidados ao mesmo tempo.
Caso haja alguma dúvida sobre cúrcuma e pimenta do reino, é só deixar um comentário, que será um prazer sanar qualquer tipo de questionamento.
6 Comments
Qual a quantidade diária?!?!sem ser cápsula?!?!
Boa tarde!
Essa combinação tbm é benéfica para a saúde da mulher ?
Sufro do acourico gota….será bom pra eu tomar
Sufro do acourico gota….será bom pra eu tomar gostava de saber e como tomar chá com estes engredientes
E quantas vezes posso tomar por dia….e por quanto tempo
O uso da pimenta do reino e cúrcuma pode ser utilizado no shot em jejum .??
Meu nome layane