Cuidados com a gravidez no verão

As altas temperaturas, o sol e principalmente o calor são sinônimos de diversão e alegria para muitas pessoas. No entanto, uma gravidez durante o verão requer uma série de cuidados específicos, para que o bem-estar, conforto e principalmente a saúde da mulher e do bebê sejam mantidos. Através da adoção de alguns cuidados específicos, é possível que a gestante aproveite o verão de maneira tranquila.

Confira a seguir, os principais cuidados que devem ser tomados por uma grávida, durante a estação mais quente do ano.

Não deixe a hidratação de lado

O consumo de líquidos durante o verão, é uma importante recomendação para todas as pessoas, mas que ganha ainda mais importância no caso das gestantes. É importante que as grávidas preponham todo o líquido perdido através da manutenção, como forma de manter a funcionalidade do líquido amniótico, substância na qual o bebê se mantém submerso durante o período de gravidez.

Além disso, as altas temperaturas do calor, são favoráveis para a diminuição da pressão arterial, podendo ocasionar tonturas, dores de cabeça e até mesmo desmaios.

Sendo assim, a gestante deve estar sempre acompanhada de uma garrafinha d’água para evitar esses sintomas comuns da gravidez durante o verão!

Exercícios físicos leves são fundamentais

A prática de atividades físicas melhor a disposição, além de estimular a circulação sanguínea da mulher gestante, evitando assim, o acúmulo de líquidos e consequentemente inchaços nos membros inferiores.

Para gestantes, são recomendados exercícios mais leves e de baixo impacto. Por isso, entre as atividades mais práticas pelo grupo das futuras mamães estão o pilates, a caminhada, a natação e a hidroginástica.

Vestimentas também devem ser alvos de atenção

Como muitos sabem, no verão brasileiro as temperaturas podem facilmente ultrapassar os 30 graus, por isso, as vestimentas também devem ser alvos de atenção.

Nessa época deve-se priorizar o uso de roupas confortáveis, como vestidinhos leves, blusinhas soltas e bermudas largas. O melhor tecido nessa situação é o algodão, uma vez que permite a troca de calor com o ambiente.

Além disso, outro cuidado que deve ser levado em consideração pelas grávidas durante o verão é a relação com o biquini úmido ou molhado. Como o pH vaginal se encontra mais ácido por conta da gravidez, a mulher se torna mais vulnerável a infecção por fungos. Por isso, é sempre importante ter roupas íntimas ou um biquini de reserva.

Alimentação saudável deve ser prioridade durante a gravidez

Intoxicações alimentares e viroses são mais frequentes durante o verão. Dessa forma, é importante tomar muito cuidado quando for se alimentar fora de casa.

A principal regra nesse quesito é: Evite ingerir alimentos vendidos por ambulantes ou quiosques que não tenham infraestrutura adequada. Outra dica importante é só beber sucos que foram preparados com água filtrada ou mineral.

Sempre que possível, a gestante deve optar por alimentos que foram preparados na segurança de sua casa.

Não deixe a estética de lado

Por conta do acúmulo de líquidos, grávidas podem passar por sessões de drenagem linfáticas, mas desde que os profissionais tenham conhecimento para realização do procedimento em gestantes.

Com relação a proteção e beleza da pele, é importante que se faça o uso de filtros protetores, óculos de sol, bonés e chapéus. Isso evita a ocorrência de uma condição chamada melasma de gestação, que são manchas que podem surgir no rosto ou em outras partes do corpo, que só podem ser amenizadas com tratamentos à base de laser.

Esfoliantes e hidratantes também podem ser utilizados, pois estimulam a microcirculação, amenizando assim as estrias.

A gestação é um dos momentos mais lindos na vida de uma mulher e precisa ser vivido e aproveitado da melhor forma possível, porém, como foi mencionado nesse conteúdo, alguns cuidados devem ser tomados.

Embora todas as grávidas possuam seus ginecologistas e façam um acompanhamento pré-natal, é importante que saibam que o clínico geral, também pode te ajudar e oferecer suporte nesse maravilhoso momento.

Tem alguma amiga ou parente que está grávida? Compartilhe esse conteúdo com ela, para que ela saiba quais cuidados ela deve tomar durante o verão, para que a gravidez ocorra da melhor forma possível.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Basta deixar um comentário que terei o maior prazer em responder.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *