Homem Forte – como potencializar a saúde do homem

A saúde do homem sempre foi deixada um pouco de lado pelas políticas de saúde pública. As campanhas pensando no auto cuidado e até mesmo para que haja uma mudança de comportamento para potencialização de bem-estar, ainda são relativamente escassas.

O artigo de hoje é dedicado à saúde masculina. Serão dadas dicas de alimentação, práticas esportivas e também homeopáticas, tudo isso, para potencializar a saúde do homem.

Saúde do homem também é importante

Vive-se atualmente tempos de correria. É cada vez mais comum, pais de família saírem de casa antes de seus filhos acordarem e quando voltam, as crianças já se encontrarem dormindo. A exemplo das mulheres, os homens também trabalham de maneira árdua, matam leões diariamente e em muitas ocasiões não têm tempo para cuidar da saúde.

Dentre as melhores formas de potencializar a saúde do homem estão:

  • Praticar uma atividade física;
  • Adotar uma alimentação saudável;
  • Ter um escape mental.

A seguir, será mostrado, como os homens podem se tornar mais saudáveis a partir de pequenas mudanças em suas rotinas.

Praticar atividades físicas é essencial

A prática de atividade física é muito importante para o homem e não deve ser negligenciada. O momento de prática pode ser variado, seja antes do trabalho, no horário de almoço ou após sair do serviço.

Unir atividades que potencializem o trabalho muscular e fortaleçam o sistema cardiorrespiratório, podem potencializar a saúde do homem.

O fortalecimento muscular é essencial para um envelhecimento saudável e prazeroso. Por isso, dentre as atividades físicas mais recomendadas aos homens estão:

  • Musculação;
  • Natação;
  • Corrida;
  • Crossfit;
  • Ciclismo.

Atenção especial à alimentação

O organismo masculino é diferente do feminino. Por isso, uma escolha alimentar adequada é importante para a saúde do homem, principalmente pensando na questão hormonal.

Uma alimentação adequada pode auxiliar no controle de variados hormônios que favorecem a manutenção da libido. Além disso, ao se alimentar melhor e praticar atividades físicas o processo de emagrecimento é potencializado, quanto menor a quantidade de gordura corporal de um homem, mais fácil será para que ele tenha ereções e uma vida sexual mais ativa e prazerosa.

Alguns exemplos de alimentos capazes de potencializar a saúde do homem são:

  • Tomate;
  • Linhaça;
  • Feijão;
  • Peixes;
  • Vegetais verde-escuro;
  • Alho;
  • Aveia.

O tomate é rico em licopeno, composto antioxidante capaz de agir diretamente sobre radicais livres. A substância, é conhecida como rejuvenescedor natural, capaz de deixar pele e cabelos mais bonito, além de ser considerada um poderoso agente no combate ao câncer de próstata.

A linhaça é rica em gordura de qualidade, capaz de proteger o coração e auxiliar na oxidação de gordura corporal em todo o organismo.

Feijão e peixes são ótimas fontes de proteína. No caso do feijão, proteína vegetal e dos peixes, é claro, animal. Ambos alimentos contêm altos níveis de proteína e ferro, nutrientes importantes para manutenção de musculatura e fornecimento de oxigênio.

Vegetais verde-escuro são ricos em vitaminas e minerais, importantes para modulação de hormônios como a testosterona.

O alho fortalece o sistema imunológico e auxilia a produção de espermatozoides, tornando o homem mais fértil. Além disso, o alimento melhora a circulação sanguínea na região genital, melhorando a vida sexual do homem.

Por fim, temos a aveia. Um alimento coringa, rico em fibras, carboidratos de qualidade e proteína vegetal, que potencializam o trânsito intestinal e favorece funcionamento do sistema imune.

Atividade mental é de grande valia

Cuidar do corpo e da alimentação é essencial, mas dar um afago à mente, também é importante para a manutenção de saúde do homem.

Adotar alguma atividade que cause um relaxamento mental é primordial para o equilíbrio masculino.

Ler um livro, tocar um instrumento, aprender um idioma, fazer meditação e até mesmo entrar em aulas de Yoga são atividades que favorecem o funcionamento da mente masculina, além de ser um gesto de auto cuidado.

A homeopatia também ajuda

A homeopatia na saúde do homem pode ser aplicada de diferentes maneiras. Existem compostos homeopáticos que previnem câncer de próstata, que potencializam o funcionamento de diferentes sistemas, reverte disfunções eréteis e até mesmo ameniza infertilidade.

É importante lembrar, que essa modalidade da medicina é uma prática benéfica e acessível a todos, bastando procurar um profissional especialista no assunto, para que os benefícios sejam colhidos.

Se você é homem, não negligencie sua saúde. Trabalhe, cuide de sua família, mas também tire um tempo só para você, seu organismo como um todo lhe agradecerá.

Agora que vocês já sabem como cuidar da saúde do homem, chegamos ao fim de mais um artigo. Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, basta deixar um comentário que terei grande prazer em responder.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *