Como a homeopatia pode trazer mais qualidade de vida

Se você perguntar para diferentes pessoas o que elas buscam, muitas certamente irão responder saúde e qualidade de vida. O que pouca gente sabe é que através do uso da homeopatia é possível ter uma vida feliz e plena.

Atrás somente da alopatia, a homeopatia é a segunda metodologia médica mais utilizada em todo o mundo. Essa técnica medicinal natural ainda gera polêmica e em muitas ocasiões divide opiniões de médicos e pacientes.

No brasil, a homeopatia já é utilizada como forma de se proporcionar maior qualidade de vida aos pacientes que se tratam no SUS. Geralmente, as pessoas que buscam esse tipo de tratamento, afirmam que não obtiveram melhora ou então estavam sofrendo com os efeitos colaterais dos medicamentos tradicionais.

Expectativa de vida do brasileiro está em constante crescimento

A expetativa de vida do brasileiro vem subindo ano após ano. Em julho de 2018, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou uma projeção de que a longevidade do brasileiro chegou a 76 anos. Na década de 1960, a expectativa de vida no Brasil era de apenas 54 anos. Ou seja, houve um grande salto em praticamente meio século.

Esse salto de longevidade se deu principalmente por conta dos avanços de estudos e pesquisas na área da medicina tradicional e da homeopatia. Entretanto, de pouco adianta viver por longos períodos, sem que haja qualidade de vida.

Hábitos saudáveis são importantes

Cada vez mais se busca uma vida repleta de saúde e bem-estar generalizado. Nessa questão, uma nuance é de suma importância: A adoção de hábitos saudáveis.

Quando se fala em hábitos saudáveis, logo nos vêm à mente a seguintes situações:

  • Alimentação saudável
  • Prática de atividades físicas;
  • Prazer mental.

Alimentação saudável

Praticar uma alimentação adequada é fundamental para quem quer atingir longevidade e qualidade de vida. Ingerir porções de frutas, legumes, cereais e proteínas de forma balanceada e evitar o consumo de alimentos industrializados é uma ótima forma de ofertar nutrientes essenciais ao organismo.

Prática de atividades físicas

A prática de atividades físicas é outra questão importante na longevidade. Praticar ao menos 30 minutos diários de algum exercício físico fortalece o organismo como um todo, evitando assim, uma série de problemas de saúde.

Prazer mental

Outra forma de se obter qualidade de vida se dá através do prazer mental. Ou seja, praticar uma atividade que seja prazerosa do ponto de vista da mente, tal qual, ler um livro, tocar um instrumento musical ou aprender um novo idioma, por exemplo.

Homeopatia e qualidade de vida

Famosa por tratar variadas patologias, a homeopatia é uma terapia baseada no uso de substâncias diluídas capazes de aliviar diferentes sintomas e patologias sem trazer os famosos efeitos colaterais tão presentes na alopatia.

Além de ser utilizada como tratamento principal, há médicos que fazem uso da homeopatia como uma forma coadjuvante de tratamento, como maneira de minimizar efeitos colaterais de recursos terapêuticos conhecidos por sua agressividade ao organismo, como os utilizados nos casos de HIV, tuberculose e até mesmo câncer por exemplo.

Existe uma infinidade de medicamentos homeopáticos que podem ser aplicados para manutenção e/ou então, recuperação da saúde e consequentemente proporcionar maior qualidade de vida aos seus consumidores.

Diferentes apresentações de medicamentos homeopáticos

As principais formas de medicamentos homeopáticos são:

  • Cápsulas e comprimidos;
  • Cremes;
  • Glóbulos;
  • Gotas;
  • Pomadas;
  • Pós;
  • Tinturas.

Cápsulas e comprimidos geralmente possuem lactose e possuem produtos fitoterápicos em seus interiores. Os cremes possuem bases aquosas e oleosas com a finalidade de veicular produtos homeopáticos.

Glóbulos são preparados com sacarose e recebem impregnação do composto homeopático desejado, com diluição alcoólica, enquanto as gotas possuem preparo semelhante, porém, com soluções que misturam água e álcool.

As pomadas, na maioria das vezes possuem vaselina e veiculam tinturas em sua composição, enquanto os pós são feitos a partir de impregnação de lactose com o medicamento prescrito, normalmente misturado em solução hidro alcoólica.

Por fim, as tinturas geralmente são compostas de solução alcoólica ou hidro alcoólica veiculando o composto ativo homeopático.

Estudos demonstram que a homeopatia tem tido mais sucesso que a alopatia em uma série de condições de saúde, tais como alergias, problemas respiratórios e inflamações de pele, problemas respiratórios e quadros de ansiedade – tão comuns nos dias de hoje.

Sendo assim, adotar bons hábitos e inserir compostos homeopáticos no dia a dia são ótimas formas de se obter qualidade de vida e consequentemente viver melhor.

Se você ainda possui dúvidas de como incluir a homeopatia em sua rotina, basta deixar um comentário que seu questionamento será sanado o mais rápido possível.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *