Yoga para iniciantes: 6 dicas para começar a praticar

Vivemos hoje em um mundo cada vez mais agitado. Preocupações, estresses, metas, prazos se tornaram uma constate na vida de muita gente e com isso, a busca pelo equilíbrio do corpo e da mente ganha adeptos diariamente e o yoga é uma saída tem sido cada vez mais utilizada pelas pessoas.

Se você não sabe o que é yoga, mas tem vontade de praticar, hoje é seu dia de sorte, pois nesse conteúdo vou explicar do que se trata, além de algumas dicas para quem está iniciando.

Quer saber mais? Não deixe de ler o que preparei pra você.

O que é Yoga afinal?

Yoga ou Ioga, significa controlar, unir. Trata-se de um termo que veio da Índia, em especial da religião hinduísta. Na verdade, Yoga é um conceito, uma filosofia que visa trabalhar o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem pratica.

Dentre as atividades do yoga, estão a prática de atividades físicas e meditação, para que haja um trabalho físico e mental. Existem diferentes ramos dessa filosofia e cada uma dela possui ações e atividades para trabalhar com os indivíduos.

Com mais de 5000 anos de história, o Yoga é conhecido não somente como uma filosofia de vida, mas também como um sistema holístico, que trabalha o corpo como um todo.

Quem pratica, passa a lidar melhor com as emoções, passando a agir de acordo com pensamentos e sentimentos, além de conseguir alcançar diferentes níveis de relaxamento, concentração, fortalecimento corporal e flexibilidade.

Depois dessa explicação, você certamente deve ter ficado com vontade de praticar. Tudo bem, eu também ficaria. Então, vamos as seis dicas para começar a praticar.

1. Faça uso de roupas confortáveis, largas e velhas

A maioria dos centros de yoga são tranquilos e não se importam com combinações de camiseta, com tênis e shorts, por exemplo. É bem provável que após uma aula de você saia totalmente suado(a), por isso o investimento em vestuário não se faz tão necessário.

Sendo assim, uma camiseta surrada e uma bermuda que tenha elástico funcionando, são suficientes.

2. Compre seu próprio tapete

Conhecido como mat (mas a pronúncia é metchi) os tapetes podem ser alugados nos centros de yoga pelos mais variados valores. No entanto, por serem de plásticos, normalmente apresentam odor, mesmo sendo limpos de maneira adequada.

3. Silêncio é muito importante

Uma dica de ouro para praticar yoga é o silencio. Ser discreto durante as aulas é uma das leis dessa filosofia, isso pelo simples fato da emissão de sons e barulhos atrapalhar a concentração dos colegas de prática. Aqui, cabe a velha lei, respeite para ser respeitado.

4. Aprenda a gíria Yogi

Você certamente já ouviu aquela pessoa que faz academia dizer que está indo treinar. No yoga é a mesma coisa, porém entre os praticantes de yoga, todos se chamam de Yogi. Yogi é a pessoa que faz yoga.

5. Trabalhe sua posição de lótus

A posição de Lótus na prática do yoga é amplamente utilizada para entoar mantras e meditar. A pessoa cruza as pernas de maneira excêntrica e estende os braços, mantendo a coluna ereta, a cabeça fixa e os olhos fechados, lembrando literalmente uma flor de lótus.

Embora pareça uma postura simples, é muito difícil atingir a perfeição e exatamente por isso que você deve trabalhá-la sempre para melhorar.

6. Seja paciente no início

Como na maioria das coisas em nossas vidas, sempre damos início a alguma atividade é necessário tempo para nos aperfeiçoarmos e isso também vale para o yoga. Por isso, tenha paciência e não se apresse para encaixar adequadamente a sua posição de flor de lótus, a evolução dessa filosofia é lenta e contínua, por isso, não se desespere.

Como tudo na vida, ficar nervoso só aumenta as frustrações e decepções. Tenha foco, força de vontade seja paciente.

Com dias cada vez mais corridos e estressantes, pessoas buscam formas de extravasar o estresse e o yoga é certamente uma delas.

E aí? Gostou das dicas? Está pensando em fazer yoga? Como clínico geral, essa é uma das técnicas que eu recomendo para meus pacientes mais estressados.

Você é praticante? Faltou em dar alguma dica? Deixe um comentário com dicas extras, a troca de informações é benéfica para todos e promove um aprendizado constante.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *