A importância dos hábitos para o aumento de produtividade

Enquanto uns fazem determinada tarefa de uma forma, outros executam esse mesmo trabalho de um modo distinto. Isso ocorre não pelo fato de haver um maneira certa de atuar, mas pelo simples fato de a maioria das pessoas possuem hábitos, que podem ser semelhantes com os de outras pessoas, quanto podem ser únicos e totalmente diferenciados.

O artigo de hoje, foi redigido com o intuito de demonstrar a importância dos hábitos na rotina das pessoas e como é possível aumentar a produtividade através da troca ou da simples adoção de novos hábitos.

Todos possuem hábitos

Todas as pessoas possuem hábitos e isso é comum. Dentre os costumes mais comuns do ser humano, pode-se citar situações associadas diretamente à rotina cotidiana, tais como horários a serem cumpridos, maneiras de se trabalhar, formas de se alimentar ou até mesmo questões comportamentais em âmbito social.

Algo importante de ser levado em conta é que ter hábitos não é algo ruim, entretanto, em determinadas situações, pode sim, se tornar algo a ponto de causar prejuízos.

O significado de hábito

Se buscar em um dicionário, o termo hábito vai estar explicado aproximadamente dessa forma: Ação que se repete com frequência e regularidade. E é isso mesmo, uma pessoa que entra no trabalho diariamente às 9h possui o hábito de trabalhar nesse horário, por exemplo.

Produtividade está atrelada a hábitos

A maioria das pessoas nos dias de hoje, busca melhoras na produtividade, afinal, em tempos modernos, onde tempo é dinheiro, conseguir otimizar horários de maneira produtiva é um sinônimo direto de maiores lucros.

O que muita gente ainda não percebeu, é que os hábitos interferem diretamente na produtividade, tanto de maneira positiva, quanto de maneira negativa.

É possível aumentar a produtividade, entretanto, o melhor a ser feito nesse sentido, são pequenas autoanálises realistas, e críticas de hábitos, além de traçar objetivos realistas de onde quer chegar.

Auto avaliação pensando em produtividade

Antes de querer criar novos costumes com o intuito de aumentar sua produtividade faça a si próprio(a) as seguintes perguntas:

  • Eu sou uma pessoa produtiva?
  • Eu posso ser mais produtivo?
  • Quais hábitos atrapalham meu aumento de produtividade?
  • Quais hábitos poderiam potencializar minha produção?

Após uma rodada de autoquestionamento, é importante que as respostas sejam as mais sinceras possíveis.

Após responder, dê um tempo a si mesmo e volte à folha de respostas com senso crítico e sem nenhum tipo de piedade própria, visando analisar de maneira mais adequada possível quais foram as suas colocações.

Após enxergar o que pode ser melhorado, é hora de tentar criar novos hábitos, para potencializar a sua produtividade.

Como criar novos hábitos?

A dúvida e a dificuldade de criar novos hábitos é algo muito comum em quem busca alterar os velhos e adotar os novos costumes. Traçar metas, objetivos e querer ser alguém melhor é um dos principais pontos capazes de impulsionar uma pessoa a criar novos hábitos. Dentre as principais dicas para isso podemos citar:

Saiba quais são os motivos que te impulsionam (ou impulsionaram) à criação desses novos hábitos;

Seja persistente, no começo um novo hábito pode não parecer confortável, mas aos poucos você enxerga os seus benefícios;

Antecipe possíveis contratempos que podem ocorrer por conta da adoção de novos costumes, para que eles não venham a impedir sua produtividade;

Adicione um hábito de reforço ao hábito criado. Por exemplo se você quer criar o hábito de trabalhar em casa, tenha um outro hábito capaz de reforçar o novo costume, como manter o ambiente sempre limpo ou fazer pausas regulares.

Por fim, vise aumentar sua produtividade

Aqui está uma lista de hábitos capazes de lhe impulsionar rumo a maior produtividade:

  • Planeje seu dia na noite anterior;
  • Coloque as tarefas mais complicadas em primeiro lugar;
  • Conheça quais são seus períodos de maior produtividade;
  • Faça uma coisa de cada vez;
  • Tenha uma lista;
  • Não adie suas tarefas;
  • Evite distrações;
  • Tenha períodos de lazer durante o dia;
  • Recompense a si mesmo;
  • Saiba dizer não;
  • Trace metas e objetivos realistas;
  • Preze por sua saúde mental e física;
  • Tire férias.

Agora que você já sabe tudo sobre hábitos e suas relações com a produtividade é hora de seguir as dicas aqui mostradas e dar uma guinada em sua vida rumo a dias mais produtivos. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, basta deixar um comentário, que seu questionamento será respondido o mais rápido possível.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *