Benefícios da musculação

Muitas vezes a musculação é subestimada pelas pessoas, que na maioria das vezes acredita que ela serve para apenas para deixar a pessoa forte e musculosa. Esse tipo de exercício é uma atividade física completa, além de ser recomendada para a faixa etária que vai desde a adolescência até os idosos, trazendo uma série de efeitos positivos para à saúde no geral.

Foi pensando no bem-estar geral que resolvi preparar esse conteúdo, onde vou mostrar quais são os benefícios da musculação. Sugiro que separe um tempinho especial para ler esse artigo repleto de informação e embasamento científico.

Os benefícios da musculação

Como citei anteriormente, você não vai ficar exatamente musculoso se começar a praticar a musculação, mas certamente sentirá efeitos benéficos que nunca imaginou antes. Dentre os principais efeitos desse esporte eu listo:

  • Manutenção de massa muscular;
  • Aumento de força;
  • Favorece o emagrecimento;
  • Previne e combate o diabetes;
  • Fortalece o sistema cardiovascular;
  • Potencializa a cognição.

Depois de citá-los, é preciso falar sobre cada um deles.

Manutenção de massa muscular

A musculação estimula diretamente determinadas regiões e grupos musculares e indiretamente o corpo como um todo. Se uma pessoa por exemplo, pratica um exercício para as costas, automaticamente ela fortalece a musculatura dos braços para realização do movimento completo.

Toda essa movimentação que a musculação exige, recruta os mais diferentes tipos de fibras musculares, o que previne a perda de massa magra. A prática dessa atividade, ajuda a manter os músculos, que fornecem suporte às articulações.

Idosos que praticam musculação, possuem maiores quantidades de massa magra, portanto, estão menos suscetíveis a quedas ou problemas de articulação.

Aumento de força

Por estimular diretamente os diferentes tipos de fibra muscular, a musculação quando praticada por longos períodos de tempo, promove aumento de força, o que torna as atividades rotineiras do dia a dia, muito mais fácil. Uma pessoa que pratica esse tipo de exercício físico, sobe uma escada com muito mais facilidade do que uma pessoa sedentária, por exemplo.

Favorece o emagrecimento

Para o organismo é mais difícil manter massa muscular do que manter gordura. Por isso, quanto mais músculos uma pessoa tem, maior será o gasto energético do organismo para manter essa musculatura. Nesse caso, a energia para manter os músculos é retirada diretamente dos depósitos de gordura corporal, o que favorece o emagrecimento. Muitos médicos e nutricionistas, recomendam a musculação para pacientes que precisam e desejam emagrecer.

Previne e combate o diabetes

A musculação potencializa a ação de uma enzima chamada AMPK. Essa enzima favorece a entrada de glicose nas células, fazendo com que os níveis de glicose sanguínea não se mantenham altos. Praticar essa incrível atividade física ajuda todos os seus praticantes a prevenir o diabetes, além de ajudar os diabéticos a manter a doença sobre controle.

Fortalece o sistema cardiovascular

Como a musculação envolve força e movimentação, é natural que durante a sua prática o esportista sinta os batimentos cardíacos mais acelerados. Embora possa parecer difícil em um primeiro momento, a médio e longo prazo essa atividade física fortalece todo o sistema cardiovascular, fazendo com que coração e pulmões se tornem fortes, evitando problemas de saúde como hipertensão arterial, trombose, infarto e até mesmo o tão temido e perigoso AVC.

Potencializa a cognição

A prática da musculação exige de todos os seus praticantes atenção plena para a execução dos movimentos. Isso faz com que o cérebro seja utilizado de maneira potencializada,  o que aumenta a cognição e previne problemas de ordem neurológica, como mal de Alzheimer ou até mesmo mal de Parkinson.

Nunca é tarde para começar

Algo importante de ser dito, é que não existe um momento ideal para iniciar a prática de musculação, ou seja, qualquer hora é hora para começar a praticar.

Muitos adultos que buscam envelhecer com saúde apostam na musculação como um exercício fundamental para um envelhecimento saudável, feliz e o mais importante de tudo: Ativo.

Buscar ajuda profissional é importante

Outro fator de grande importância sobre a musculação é que não se deve chegar a uma academia e começar a praticar de maneira solitária. Para que os efeitos benéficos possam realmente ser obtidos recomenda-se buscar um personal trainer formado em educação física para uma orientação plena e adequada dessa que é uma das atividades físicas mais completas do mundo.

Agora que você já sabe tudo sobre musculação, não guarde essas informações com você. Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais, para que seus amigos e familiares conheçam seus benefícios e até comecem a praticar.

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