Dicas para evitar os exageros no final de ano

Sempre que dezembro vai se aproximando, os compromissos festivos começam a se acumular. Confraternização do trabalho, jantares com amigos além das famosas ceias entre familiares. Com toda essa quantidade de encontros, parece que é praticamente impossível evitar os exageros no final de ano.

Diferente do que muitos acreditam, com algumas pequenas estratégias, bom senso e jogo de cintura, pode ser fácil se esquivar dos famigerados exageros na alimentação, que convenhamos, estão longes de ser saudáveis.

No artigo de hoje, mostraremos como evitar os exageros no final de ano com simples táticas e como a homeopatia pode ter papel crucial nessa empreitada.

Antes de tudo: saiba definir o que são exageros no final de ano

Ter em mente o que são exageros de final de ano é muito importante. Para isso, basta realizar um exercício de memória. Tente se lembrar dos últimos anos, se houve alguma situação onde tenha havido algum tipo de exageros na alimentação.

Caso a lembrança aponte para excessos anteriores, trata-se de algo positivo, afinal, você reconhece que exagerou e ultrapassou o seu ponto de equilíbrio e saúde. Isso é praticamente meio caminho andado para que nenhum tipo de abuso alimentar e até mesmo medicamentoso seja cometido novamente.

Faça escolhas alimentares saudáveis

Não é porque é fim de ano que você precisa ingerir alimentos de má qualidade. Muitas pessoas cometem esse erro e depois se sentem mal.

Confraternizações de final de ano são regadas a alimentos ricos em açúcar, álcool e gorduras de má qualidade. Por isso, escolher alimentos saudáveis é uma ótima forma de minimizar os exageros na alimentação.

Se você for a um encontro de amigos, ou ficou responsável pela ceia de seus familiares, tente fazer a introdução dos seguintes alimentos:

  • Carnes brancas;
  • Saladas folhosas;
  • Legumes e vegetais;
  • Sucos naturais;
  • Frutas;
  • Água.

Esses alimentos são mais facilmente digeridos e promovem automaticamente, mais saúde. Com eles, aquela sensação de exageros no final de ano, certamente não será sentida.

Mantenha suas atividades físicas

Muitas empresas entram em férias coletivas no final do ano e as pessoas acabam por levar esse descanso também à rotina de atividades físicas. Infelizmente, trata-se de um erro clássico.

A manutenção de atividades físicas é fundamental para o balanço energético do organismo. Não é necessário que haja purgações do tipo: “Comi muito, agora preciso correr 10 quilômetros”, mas a prática de exercícios físicos, mantém o metabolismo funcionando e ameniza todo e qualquer tipo de excesso. Equilíbrio sempre!

Evite fazer uso de medicamentos sem necessidade

Os exageros no final de ano, normalmente vêm acompanhado pelo uso desenfreado de medicamentos, o que é igualmente ou então ainda mais lesivo ao organismo.

Fármacos para azia, dores de cabeça e desintoxicação do fígado, são amplamente utilizados por quem cometeu excesso alimentar. Entretanto, exageros na medicação também precisam ser evitados.

Muitos fármacos agem de maneira lesiva a órgãos e alguns sistemas do organismo.

Fígado e rins são ótimos órgãos desintoxicantes. Exagerou? Alimente-se de modo saudável, aumente o consumo de água, pratique atividades físicas que eles darão conta dos exageros na alimentação sem a necessidade de medicamentos.

A homeopatia também pode te ajudar

A homeopatia é uma grande aliada por quem deseja evitar os exageros no final de ano. As principais formas de atuação dessa técnica medicinal se dão da seguinte maneira:

  • Controle de ansiedade;
  • Controle de alergias;
  • Amenização de enxaquecas.

Sabe-se que a ansiedade é um dos principais desencadeadores do consumo alimentar excessivo. Pensando dessa forma, amenizar quadros de ansiedade através do uso da homeopatia, antes de uma viagem ou encontros de final de ano é uma ótima para evitar exageros na alimentação.

Muitas vezes o consumo exacerbado de alguns alimentos pode ter efeitos mais do que indesejados à saúde. A enxaqueca e a as alergias são os principais deles, principalmente em épocas de final de ano, quando alimentos esporádicos como sementes e frutos do mar se fazem presentes nas mais variadas receitas.

De maneira comum, a simplicidade costuma ser bastante funcional. Opte por alimentos naturais e saudáveis, pratique atividades físicas, mantenha-se hidratado e tenha a homeopatia sempre ao seu lado.

Ao seguir as dicas aqui dadas, os exageros na alimentação certamente serão algo do passado e sua saúde lhe agradecerá.

Agora que você já sabe como evitar os exageros no final de ano, compartilhe esse artigo em suas redes sociais, com isso, você espalha saúde e bem-estar de maneira generalizada.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *