Sentimentos de final de ano: Saiba como lidar

Os sentimentos de final de ano costumam ser um misto entre alegrias e melancolias, ainda mais após um ano atípico como foi 2020 e sem uma clareza de como ser o ano de 2021, por conta da atual pandemia de coronavírus.

Geralmente, o final do ano representa um fechamento de ciclo onde de maneira natural, as pessoas fazem um levantamento de tudo o que foi feito e/ou conquistado nos dozes meses que passaram.

Assim é comum que uns sejam tomados por frustrações, enquanto outros podem ser tomados por alegria. Nessa época é muito difícil haver um meio termo.

Assim, pensando em te ajudar a lidar com os sentimentos de final de ano, eu resolvi escrever esse artigo carregado de medicina humanizada. Vamos junto abordar esse tema?

A alternância de sentimentos de final de ano 

Como citei na introdução desse artigo, é nas festas de final de ano que fazemos uma regressão do ponto de vista mental e emocional de tudo o que foi enfrentado.

Nessa época é comum que pessoas culpem a si mesmas como forma de explicar o que não deu certo, o que faz com que o final do ano assuma um aspecto triste.

Por outro lado, pessoas que atingiram suas metas pessoais ou profissionais, naturalmente chegam às festividades, mais otimistas e consequentemente felizes.

Aprendendo a lidar com os sentimentos de final de ano 

Vou te mostrar agora quais são os principais sentimentos de final de ano e como lidar com eles da melhor forma possível.

  • Correria;
  • Tristeza;
  • Melancolia;
  • Autocobrança;

Correria 

A correria na verdade não é um sentimento, mas sim algo normal para muitos no final do ano. A necessidade de visitar parentes, estar próximo de quem se gosta, acaba acelerando naturalmente o passo de tudo.

Assim a dica aqui é simples: Programe-se. Faça uma lista de coisas que precisam ser feitas de acordo com suas prioridades e se organize para segui-la. Isso pode diminuir a ansiedade e o estresse desnecessário do momento.

Tristeza 

A tristeza é mais um dos sentimentos comuns que surgem nas festas de finais de ano. De modo geral ela é causada por planos que não se concretizaram ou então devido à perda de algum ente querido nesse período.

A melhor forma de lidar com a tristeza nesse período é aceitar os fatos que ocorreram. Por mais difícil que isso possa parecer, a aceitação é capaz de trazer à tona um sentimento de conformismo o que ajuda a superar a tristeza.

sentimentos de final de ano

Melancolia 

A melancolia é mais um dos sentimentos de final de ano que pode surgir com força. Em um ano como foi 2020, as experiências enfrentadas podem trazê-la à tona.

Quando a melancolia bater, o ideal é estar cercado de pessoas que gostamos e que sejam importantes, com o máximo de interação possível. Amigos, namorado(a), cônjuges, filhos, pais, avós. Ter companhias agradáveis é a melhor forma de lidar e superar a melancolia desse momento.

Autocobrança 

A autocobrança é um sentimento que ocorre durante o ano todo e tende a se tornar mais intensa durante festividades de dezembro.

Isso é natural quando se analisa o que se tinha em mente alcançar e o que foi alcançado. Nesse caso, para lidar com o sentimento de autocobrança é muito importante que haja autoconhecimento.

Por meio do autoconhecimento é possível equilibrar rotinas e trabalhar a mente para sofrer menor influência possível de cobrança e pressões.

O foco deve ser em si próprio, podendo direcioná-lo para esforços prioritários, evitando desperdício de tempo e desgaste emocional.

Caso você seja tomado(a) pela autocobrança no final de ano, é importante ter em mente que tudo o que estava ao seu alcance foi feito e que nem sempre os resultados dependem exclusivamente do nosso esforço.

Felicidade 

E por último, mas não menos importante temos também a felicidade. A exemplo dos outros sentimentos citados ela também pode surgir nas festas de final de ano.

Algo importante de ser dito sobre a felicidade é que ela deve ser sentida e apreciada. Muitas pessoas se sentem culpadas por estarem felizes, o que é um erro. Se você atingiu seus objetivos, está reunido com sua família e está vivenciando um momento de harmonia e união por que não celebrar verdadeiramente?

Assim, desfrute da felicidade, mesmo que ela seja momentânea.

Saúde física e mental em dia

Embora muita gente ainda não acredite o físico e o mental estão diretamente correlacionadas e a melhor forma de garantir a saúde dentro dos aspectos físico e psicológico é manter as consultas com seu clínico geral em dia.

Que tal aproveitar que o ano está acabando e fazer um checkup geral?

Uma consulta com seu clínico geral de confiança é de grande valia para as festas de final de ano. Para isso é só clicar aqui e marcar sua consulta agora mesmo.

 

 

 

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy * for Click to select the duration you give consent until.