Os benefícios do pensamento positivo e da fé na saúde

Vivemos hoje em um mundo dominado por patologias modernas. Nunca as pessoas foram tão ansiosas e depressivas. Além disso, é notório também o crescimento de patologias gástricas e intestinais, relacionadas diretamente com o estresse aos quais as pessoas são diariamente submetidas. Como médico humanista que sou, andei pesquisando e cheguei à conclusão de que tanto o pensamento positivo quanto a fé, podem ter efeitos positivos à saúde.

Te convido a ler o texto de hoje e tirar suas próprias conclusões sobre o assunto.

Diferenciando pensamento positivo de fé

Antes de tudo, precisamos diferenciar pensamento positivo de fé. Vamos lá?

Pensamento positivo

O pensamento positivo saudável, é aquele capaz de gerar atitudes capazes de serem refletidas na vida de uma pessoa. Por exemplo, a pessoa foi diagnosticada com uma doença e pensa: “vou superar essa doença, farei tudo o que for preciso, mas vou vencer”.

Para simplificar as coisas, gosto de colocar que o pensamento positivo saudável, é aquele realista, que faz com que a pessoa se mova, dentro de sua realidade, com a finalidade de alcançar a mudança que deseja e dessa forma ganhar com saúde.

Fé significa confiança ou crença. Trata-se de um sentimento total e verdadeiro em algo ou alguém, sem que hajam evidências que comprovem sua veracidade. Trata-se de algo extremamente íntimo, particular e verdadeiro.

Ter fé, implica em tomar atitudes contrárias à dúvida e está ligada à confiança. Em situações de pouca clareza, como a presença de uma patologia, por exemplo, ter fé é ter esperança de que coisas boas acontecerão.

Buscando um conceito de religiosidade, a fé nada mais é do que uma virtude de pessoas que aceitam os princípios que são expressos por sua religião. É acreditar em superior, capaz de prover coisas boas.

Principais benefícios de se pensar positivo e ter fé

Os principais benefícios do pensamento positivo e da fé na saúde são:

  • Controle do estresse e da ansiedade;
  • Mais propósito de vida;
  • Adoção de hábitos saudáveis;
  • Aumento da felicidade.

Vou falar um pouco sobre cada um deles.

Controle do estresse e da ansiedade

Pensar positivo e ter fé é algo protetivo para o organismo, uma vez que reduz os efeitos negativos diretamente relacionados às situações de estresse. Estudos demonstraram que pensar positivo nos protege contra os danos das decepções e contratempos da rotina diária.

Um artigo de 2017, do New York Times, mostrou que o que acontece no cérebro, influencia o corpo como um todo. Quando se enfrenta uma crise de saúde, cultivar emoções positivas, fortalece o sistema imune e protege contra depressão.

Mais propósito de vida

Outro estudo do ano de 2010, publicado no American Journal of Orthopsychiatry, demonstrou que pessoas que cultivavam o pensamento positivo e seguiam uma religião, relatavam um sentimento de maior significado de propósito de vida, mesmo após enfrentar eventos ou situações traumáticas.

Adoção de hábitos saudáveis

Tanto a fé, quanto o pensamento positivo, se reforçam de modo natural. Quando se experimentam emoções positivas, é mais fácil adotar e manter hábitos saudáveis. À medida que se cria o hábito de ser feliz, pessoas evoluem e se tornam melhores versões de si. Pessoas positivas cuidam mais de sua saúde através da alimentação, cuidados mentais e prática de atividades físicas.

Aumento da felicidade

E por fim, mas não menos importante e muito esperado, é claro que ser positivo e seguir uma religião promove maior aumento de felicidade. Uma pessoa que consegue controlar seus sentimentos, tem um propósito de vida e adotou hábitos saudáveis, é naturalmente mais feliz.

O Clínico geral deve incentivar a positividade e a fé

Além da medicina ser uma ciência com extrema quantidade de embasamento, cada vez mais estudos e pesquisas científicas sugerem que o pensamento positivo e a fé possuem impacto positivo na saúde.

Por isso, além de cuidar da saúde física do paciente, através de consultas regulares, solicitações e avaliações de exames laboratoriais, o clínico geral, pode também recomendar ao seu paciente que pense de forma positiva e que tenha fé, pois está comprovado cientificamente que agir dessa forma, também traz benefícios à saúde.

E você? Qual é a sua opinião sobre o tema? Acredita que a fé e o pensamento positivo são importantes para saúde? Deixe um comentário expressando qual é a sua posição sobre o assunto, sua participação nesse espaço é mais do que bem-vinda.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *