Como envelhecer com saúde

Com o aumento da expectativa de vida, uma preocupação vem crescendo de maneira constante na vida de pessoas que chegam à terceira idade, a de como ter mais saúde na velhice. É praticamente impossível impedir a ação do tempo sobre a saúde. Falando de maneira geral, diferentes sistemas corporais são afetados com o passar dos anos, músculos, ossos e sistema nervoso tendem a ser os mais afetados, no entanto, com simples ações, tomadas de maneira antecipada é possível envelhecer com saúde e consequentemente qualidade de vida.

Hoje falaremos sobre saúde na velhice, e as formas de alcançar isso, da maneira mais natural possível.

Como ter saúde na velhice

Nosso organismo é literalmente uma máquina. Uma máquina, que assim como outra qualquer, precisa de combustíveis de qualidade e manutenção periódicas. Dando continuidade as analogias, o combustível é a alimentação, e as manutenções de tempos em tempos podem ser vistas como a prática de atividades físicas. Entretanto, além dessas opções, existem mais outras formas capazes de garantir saúde na velhice. São elas:

  • Alimentação de qualidade;
  • Pratica regular de atividades físicas;
  • Exposição ao sol;
  • Realização de checkups períodos;
  • Desenvolvimento da acuidade mental.

Se você conseguir unir todas essas opções, a saúde na velhice estará garantida. Agora, vamos falar sobre cada uma delas.

Alimentação de qualidade

Uma alimentação de qualidade é fundamental para envelhecer com saúde. Preparar o corpo para a velhice é fundamental para não ser acometido sorrateiramente com o passar dos anos. Quando se pensa em terceira idade, alguns nutrientes devem ser consumidos em maiores quantidades.

Proteínas, gorduras e cálcio são importantes para a saúde na velhice.

Proteínas, contribuem para a formação e manutenção de músculos, tecido que diminui com o passar dos anos, por isso, aumentar a ingestão de carnes brancas e vermelhas, ovos, leites e seus derivados, além de leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico são fundamentais no período rumo ao envelhecimento.

Outro problema muito comum enfrentado pelos idosos, é a osteoporose ou a fragilidade óssea, que pode ser amenizada pela ingestão de cálcio. Leites, queijos, tofu, couve, gergelim são ótimas fontes de cálcio, capazes de promover fortalecimento ósseo e garantir um envelhecimento mais saudável e confortável.

Por fim, o sistema nervoso também é afetado, diminuindo a capacidade cognitiva, dessa forma, ofertar gorduras de qualidade é fundamental, uma vez que potencializa as sinapses neuronais. Azeite, ovos, manteiga, peixes de águas profundas e sementes oleaginosas são ótimas opções para o preparo cerebral rumo à uma velhice saudável.

Além disso, buscar alimentos funcionais, ricos em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios naturais também é muito indicado para idosos. Cúrcuma, pimentas, frutas vermelhas, frutos cítricos, vegetais verde-escuros são ótimas opções interessantes (e necessárias) para quem deseja ter saúde na velhice.

Praticar atividades físicas

Praticar atividades físicas que estimulem o corpo como um todo é uma ótima forma de alcançar saúde na velhice. Dentre as principais modalidades capazes de alcançar o corpo de maneira global estão a musculação, a natação e o pilates. Todas trabalham músculos, coordenação motora e capacidade respiratória, funções essenciais para envelhecer com saúde.

Exposição ao sol

O sol ajuda na síntese de vitamina D que por sua vez favorecer a absorção de cálcio pelo organismo. Em termos populares, podemos afirmar que a vitamina D é a cola, que gruda o cálcio nos ossos, garantindo assim sua força e funcionalidade. Além disso, a exposição solar também tem seu fator psicológico, pois para se expor ao é necessário sair de casa, o que promove interação social, capaz de afastar sensações e sentimentos como ansiedade, solidão e depressão.

Realização de checkups regulares

Mesmo se expondo ao sol, praticando atividades físicas e se alimentando adequadamente, visitar seu médico de confiança regularmente é algo de suma importância. É ele quem vai lhe solicitar exames, além de realizar uma anamnese detalhada. Com isso, algo fora do normal pode ser encontrado e previamente corrigido, te colocando novamente no rumo da saúde na velhice.

Desenvolvimento de acuidade mental

Com o passar dos anos é comum que as pessoas se tornem mais emotivas e consequentemente mais sensíveis à estresses e até mesmo a descontroles emocionais. Por isso, buscar atividades mentais também é importante. Praticar meditação, ter aulas de técnicas de respiração, ler, escrever, aprender um novo idioma, aprender a tocar um instrumento possuem grande interferência no quesito saúde mental, sendo de grande valia para envelhecer com saúde.

A homeopatia também pode ajudar

Como tudo que foi mostrado até aqui tem fundamento natural, a homeopatia também é capaz de propiciar saúde na velhice. Essa famosa medicina de cunho naturalista é capaz de propiciar equilíbrio total entre corpo e mente, tornando mais agradável possível o processo de envelhecimento.

Embora envelhecer possa soar como algo assustador, a velha máxima que afirma: “a terceira idade é a melhor idade” nunca foi tão verdadeira. Agora que você já descobriu o segredo de como alcançar saúde na velhice, difunda as informações aqui mostradas com todos. Para isso, basta apenas compartilhar esse artigo.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *