Saúde do coração: Entenda a importância dos pensamentos e sentimentos

Doenças cardiovasculares é um termo genérico diretamente ligado à saúde do coração que visa abordar todas as alterações patológicas que podem afetar o coração ou então os vasos sanguíneos.

Embora muita gente não saiba e até mesmo não acredite, pensamentos e sentimentos possuem impacto direto na saúde cardiovascular.

Pensando em abordar esse assunto de forma mais profunda, vou te mostrar hoje quais são as principais doenças que podem afetar a saúde do coração, quais são os fatores de risco e como os pensamentos e sentimentos podem te ajudar a ter uma vida mais saudável.

Vamos começar?

As principais doenças que afetam a saúde do coração 

Como acabei de te falar, as doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que afetam a saúde do coração e de vasos sanguíneos que surgem com a idade.

Normalmente estão relacionadas a hábitos pouco saudáveis, embora possam ser diagnosticadas logo ao nascimento, como é o caso das doenças congênitas.

Além do mais, essas doenças podem ocorrer por conta de infecções por vírus, bactérias e até mesmo fungos e colocar a saúde do coração em risco.

É muito importante que as doenças do coração sejam tratadas adequadamente, pois, além de trazer à tona sintomas desconfortáveis, elas são a principal causa de morte no mundo.

Hoje as principais doenças cardiovasculares são:

  •       Hipertensão arterial, a famosa pressão alta;
  •       Insuficiência cardíaca;
  •       Infarto;
  •       Cardiopatia congênita;
  •       Endocardite;
  •       Miocardite;
  •       Arritmias;
  •       Angina;
  •       Valvulopatias.

Fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares 

Todas as doenças possuem fatores de risco para surgimento e desenvolvimento, e claro que com as patologias que afetam a saúde do coração não seria diferente.

Hoje os principais riscos conhecidos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares são:

  •       Má alimentação: rica em gorduras ruins e excesso de açúcar;
  •       Sedentarismo;
  •       Tabagismo;
  •       Sexo: homens são mais vulneráveis aos problemas de coração do que as mulheres;
  •       Fatores genéticos;
  •       Estresse.

Hábitos que ajudam a ter um coração mais forte e saudável 

Manter a saúde do coração em dia é relativamente simples. As principais ações para um coração mais forte e saudável são:

  •       Não fumar;
  •       Evitar o alto consumo de açúcar e de gorduras de má qualidade;
  •       Preconizar o consumo de frutas, cereais, verduras e legumes;
  •     Praticar exercícios físicos de maneira regular por pelo menos 45 minutos de três a cinco vezes por semana;
  •       Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  •       Realizar exercícios de respiração, yoga e meditação.

Pensamentos e sentimentos estão diretamente ligados à saúde do coração 

De acordo com a OMS, a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não somente de ausência de doenças físicas. Ou seja, o psicológico e o sentimento contam bastante na hora de ter um coração saudável.

Mas sempre que falo isso para meus pacientes, noto uma grande dificuldade de eles saírem do plano físico e irem além no plano sentimental.

Na grande maioria das vezes que digo para meus pacientes que o pensamento positivo e sentimentos alegres são bons para saúde muitos ficam céticos e me perguntam:

Mas. Dr. Wadis como isso pode ser bom para saúde do coração?

Já está cientificamente comprovado que nossa maneira de pensar e sentir podem desencadear doenças físicas importantes, como as cardiovasculares.

Ciência, pensamentos positivos e saúde cardiovascular 

Evidências científicas apontam que pessoas controladas, positivas e felizes são mais saudáveis e apresentam menos fatores de risco para o desenvolvimento de problemas de coração.

Pessoas positivas e felizes possuem menores níveis de marcadores inflamatórios, que contribuem para doenças de coração.

Além disso, quando pacientes otimistas são submetidos a procedimentos cirúrgicos cardíacos, há menores níveis de complicações no pós-operatório, além de menos estresse e ansiedade antes de serem submetidos a esse tipo de procedimento.

Já é sabido que pessoas competitivas, agressivas e estressadas são mais vulneráveis a desenvolverem complicações cardíacas.

Isso ocorre pelo simples fato de que o coração é submetido a ação intensa de adrenalina, que provoca um aumento de frequência cardíaca de da pressão arterial, deixando o sistema cardiovascular sobrecarregado.

Um estudo recente dos EUA mostrou que altos níveis de hostilidade contribuem para doença cardiovascular precoce.

Esse mesmo estudo demonstrou que a terapia direcionada à redução desse tipo de sentimento reduz o risco de um infrato não letal em mais de 50% dos casos.

Falando de modo amplo e direcionado, sentimentos específicos são benéficos à saúde do coração.

Exercer o perdão e/ou a gratidão mostram melhores desfechos clínicos em caso de insuficiência cardíaca, além de resultados positivos na saúde física e mental.

Assim como médico, eu afirmo: perdoar o próximo e ser grato faz bem ao coração!

Busque um clínico geral em caso de sentimentos desorganizados 

Depois de te contar cientificamente, agora quero falar pra você de maneira clínica: Ser positivo, otimista, realista e grato é muito positivo à saúde do seu coração.

Como clínico geral, receito sim, aos meus pacientes medicamentos, oriento cada um a procurar formas saudáveis de se viver de maneira feliz, saudável e mais calma.

Quem vem até meu consultório, vai sair daqui com orientações específicas para manejo de estresse, ansiedade, melhora de sono e prática de atividades físicas que vão resultar em um coração mais forte e saudável.

Está com os sentimentos desorganizados? Busca uma vida mais equilibrada? Quer um coração mais forte e saudável? Eu posso te ajudar!

Clique aqui para agendar um horário e vamos juntos organizar seu físico e mente para uma vida muito mais leve e alegre, afinal, isso sim é saúde!

 

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy