Rotina Saudável: Os benefícios da caminhada

A busca por qualidade de vida, saúde e consequentemente bem-estar tem se tornado uma constante preocupação. No entanto, ainda é grande o número de pessoas que buscam se exercitar através de academias, estudos de pilates, até mesmo comprando uma bicicleta, mas acabam abandonando esse tipo de atividade. Pois bem, hoje quero falar para você sobre um exercício simples, benéfico e barato de ser praticado: A caminhada.

Infelizmente, ainda existe um preconceito com relação à caminhada. Há quem diga que ela é ineficaz perante a outros exercícios, mas a história não é bem assim! Hoje vou mostrar quais são os benefícios da caminhada. Confira!

Caminhada ou corrida

Antes de mergulharmos no universo da caminhada, queria fazer um breve comparativo entre caminhada e corrida.

Os efeitos de ambas as práticas no organismo são semelhantes, no entanto, correr exige um esforço mais intenso do que caminhar, ou seja, é necessário que haja maior preparo físico.

A corrida exige mais das articulações, como joelhos, quadril e tornozelos. Isso por conta dos impactos que a prática traz, além de ser necessário um fortalecimento lombar e abdominal.

Por isso, afirmo sem sombra de dúvidas que a caminhada é a atividade de entrada, para quem deseja uma vida mais saudável.

Depois disso, é hora de descobrir quais são os principais benefícios da caminhada, vamos juntos?

Principais benefícios da caminhada

Qualquer tipo de movimentação é eficaz do ponto de vista de saúde. E a caminhada, é capaz de trazer uma série de efeitos positivos para seus praticantes em um curto espaço de tempo. Separei os melhores para dissertar.

Controle da pressão arterial

Caminhar 40 minutos por dia reduz a pressão arterial por até 24 horas após o término do exercício. Isso ocorre por conta do aumento do fluxo sanguíneo durante o exercício, o que faz com que os vasos sanguíneos se expandam, colaborando para diminuição da pressão.

Como consequência dessa prática, há uma diminuição natural das chances de ocorrência de infartos e até mesmo AVC, por conta da menor pressão no interior dos vasos sanguíneos. Por isso, afirmo que caminhar diariamente é um ótimo remédio contra a pressão alta.

Fortalece os ossos

O leve impacto dos pés com o chão, possui efeitos benéficos aos ossos. A compressão dos ossos da perna e a consequente movimentação de todo o esqueleto, estimula a absorção de cálcio, promovendo o fortalecimento ósseo, afastando os riscos de osteoporose.

Controle da glicose sanguínea

A insulina é o hormônio responsável por carregar a glicose para dentro das células. Caminhar ao menos 30 minutos diariamente estimula uma enzima chamada AMPK. Essa enzima, colabora com a insulina, facilitando o carregando de glicose para dentro das células.

Com isso há menos açúcar circulando no sangue, diminuição da resistência à insulina resultando controle, ou até mesmo, reversão do diabetes tipo 2.

Mais felicidade

Durante a caminhada, o organismo libera um hormônio chamado endorfina. Esse hormônio é responsável pela sensação de alegria, bem-estar e relaxamento, o que deixa a pessoa mais alegre e menos depressiva.

Com o passar do tempo, será fácil notar que caminhar te faz sentir feliz e isso vai diminuir as chances de abandonar a prática.

Controle e perda de peso

Outro grande benefício é o controle e a perda de peso, afinal, é óbvio que caminhar emagrece, uma vez que seu corpo está acostumado com determinada demanda energética e quando você começa a caminhar, essa demanda tende aumentar, causando uma queima natural de gordura corporal, como forma de suprir as necessidades energéticas do organismo.

Mas isso não é tudo! Depois de caminhar, o processo de perda de peso continua a ocorrer, isso, devido a aceleração do metabolismo, causado pelo maior consumo de oxigênio, circulação e atividade muscular, causada pela caminhada, favorecendo o controle e a perda de peso.

Não esqueça do Check-up antes de começar

Embora a caminhada seja uma atividade relativamente leve, é importante ter certeza de que tudo está ok antes de começar. Por isso, minha sugestão é a seguinte: Consulte-se com um clínico geral antes de começar a caminhar.

Em uma consulta simples, ele irá verificar seu estado de saúde para te liberar para essa prazerosa e benéfica prática esportiva. Além disso ele poderá te dar dicas importantes capazes de evitar lesões e potencializar sua caminhada.

Agora que você já conhece os benefícios da caminhada, que tal agendar uma consulta antes de iniciar para confirmar se tudo está dentro dos conformes? Para isso, basta clicar aqui!

Se cuidar antes, durante e depois, é fundamental para sua saúde como um todo!

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *