Você já reparou que quando precisou de um socorro médico rápido, na UBS ou então no pronto socorro do seu plano de saúde você foi atendido(a) por um clínico geral? A cada dia que passa a medicina evolui, e com isso, novas vertentes tendem a ser criadas, hoje basicamente existe médico para tudo, para hormônios, ossos, sangue, cérebro, rim, intestino e muito mais. O problema disso é que a fator humano e abrangente se perde, dando lugar a uma medicina individualista e mais fria.
Nesse conteúdo, mostro a importância de um clínico geral e como sua abrangência, física e emocional pode contribuir para a saúde dos pacientes.
Quais são as funções de um clínico geral?
O clínico geral, como o nome sugere, é um médico generalista, podendo atuar de modo muito amplo na saúde de seus pacientes. Ele está preparado do ponto de vista de conhecimento para realização de diagnósticos complexos e solicitações de exames, que propiciam enxergar algo de errado.
Outra função muito comum do clínico geral é a de médico da família, podendo assim, acompanhar seus pacientes basicamente a vida toda. Afinal, ao conhecer seu histórico, ele será capaz de atender com maior propriedade do que qualquer outro especialista as queixas e afecções de saúde de quem ele já atende há tempos.
Motivos para buscar um clínico geral antes de um médico de outras especialidades
Diferente do que muitos supõem, o clínico geral é um médico que também passou por processo de especialização. Entretanto, ao invés de se qualificar para o tratamento de apenas uma região/sistema corporal, preferiu se especializar em uma medicina mais generalista.
Dentre os principais motivos para se buscar um clínico geral estão:
- Maior eficiência;
- Economia;
- Diminui os riscos de automedicação;
- Conhecimento do histórico de saúde de seus pacientes.
Vamos dissertar sobre cada um deles.
Maior eficiência
Quando se procura por um médico, o objetivo é um diagnóstico rápido, com o intuito de resolução quase que imediata, nesse caso, o clínico geral é o médico mais indicado. Isso se deve ao fato de seu conhecimento abrangente em diversos sistemas do organismo humano, facilitando o diagnóstico em uma consulta e indicando o tratamento mais adequado a ser seguido.
Muitas consultas com especialistas poderiam ser evitadas se o clínico geral fosse consultado previamente. Quando o paciente busca um especialista por conta própria, ele corre o risco de passar por uma série de consultas e até mesmo procedimentos desnecessários, aumentando o tempo sem indicação de tratamento.
Economia
O cálculo é simples. Quanto mais consultas e exames o paciente fizer até que se tenha um diagnóstico, mas dinheiro será gasto. Embora saúde tenha que ser vista como prioridade, é sempre bom economizar de maneira inteligente. Ao considerar o clínico geral como sua primeira opção você economiza tempo e dinheiro.
Diminui os riscos de automedicação
Ao economizar indo direto ao clínico geral, o paciente saberá de maneira mais simples e funcional qual é o tratamento indicado para sua condição de saúde. Isso diminui consideravelmente os ricos de um paciente buscar a automedicação, algo que colocaria sua saúde em risco.
Conhecimento do histórico de saúde de seus pacientes
Como citado no início desse artigo, muitas vezes o clínico geral atua como médico da família, portanto conhece de maneira aprofundada o histórico de cada um de seus pacientes, permitindo assim, fazer diagnósticos ainda mais precisos e propor tratamentos individualizados, de acordo com rotina, necessidades e principalmente realidade de seus pacientes, potencializando assim, a promoção de saúde de todos.
Clínico geral e a humanização do atendimento
O clínico geral vem retomando o seu espaço perdido, pois cada vez mais as pessoas conseguem enxergar que uma medicina humanizada se faz cada vez mais necessária. O corpo humano, assim como as pessoas não precisam ser fatiados em pedaços, para que diferentes especialistas cuidem individualmente de cada parte.
É preciso ter em mente, que corpo e alma são uma coisa só, e apenas um clínico geral é capaz de compreender todas as vertentes de modo amplo e coeso e humano. Uma dor de cabeça por exemplo, não é um caso de ajuda neurológica, muitas vezes se trata de tensão e preocupações exacerbadas, assim como uma dor de estômago não precisa da atenção de um gastroenterologista logo de início, podendo ser algum alimento que não fez bem ou então o acúmulo de estresse.
Se você busca uma medicina naturalista, integrativa e humana, é o clínico geral que você deve procurar e os motivos para isso se fazem bastante claros nesse artigo. Quer um atendimento médico humano? Basta entrar em contato comigo clicando aqui.