Atendimento Domiciliar

Como muitos sabem, a medicina é uma ciência antiga, e seu pai, Hipócrates, tinham como intuito a promoção de saúde, de maneira individual e popular. O que pouca gente sabe, é que historicamente, o atendimento domiciliar era uma prática comum de médicos e demais profissionais da saúde, a migração para clínicas e hospitais foi algo que aconteceu aos poucos. No entanto, ainda é possível, encontrar médicos que fornecem esse tipo de atenção mais humanizada aos seus pacientes.

Hoje vou contar para vocês um pouco sobre a história do atendimento domiciliar, elencar seus benefícios e mostrar onde vocês podem encontrar um profissional que preste esse tipo de atendimento.

A história do atendimento domiciliar

O termo atendimento domiciliar é algo é derivado do termo inglês: Home care. Durante toda a história da humanidade, o primeiro relato desse tipo de atendimento é datado do século XIII antes de cristo, na terceira dinastia do Egito Antigo e foi realizdo pelo médico Imhotep.

Anos se passaram, até que outro relato de atendimento domiciliar foi notado em escritas históricas, mais precisamente no ano de 1796, na cidade de Boston, localizada nos EUA.

Ao término da segunda guerra mundial, a assistência médica domiciliar passou a se tornar comum na Inglaterra, sendo inclusive, praticada até os dias atuais.

A história no Brasil

Artigos científicos demonstram que no ano de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, surgiu a primeira referência de atendimento domiciliar no Brasil, que recebeu o nome de SAMDU – Assistência Médica Domiciliar de Urgência.

Depois de me aprofundar um pouco nos estudos, encontrei conteúdos falando sobre a evolução desse tipo de serviço no país. O que se tem relato é de que até o fim do século passado, não havia uma maneira sistemática de atuação desse tipo de assistência à saúde da população, se tratando apenas de uma forma eventual de promover saúde às pessoas.

No SUS – Sistema Único de Saúde, é o médico da família que presta esse tipo de serviço, sendo escassa a presença de médicos que realizam um atendimento domiciliar exclusivo aos seus pacientes. Esse tipo de atenção, ocorre de maneira mais aguda no setor privado.

Como muitos podem imaginar, essa forma de atendimento pode trazer uma série de efeitos de benéficos, tanto ao médico quanto aos pacientes, como mostrarei no tópico seguinte.

Os benefícios do atendimento domiciliar

Essa forma de se praticar a medicina possui uma série de efeitos benéficos, os principais são:

  • Comodidade;
  • Otimização e humanização do atendimento;
  • Bem-estar para médico e paciente.

Vou falar um pouco sobre cada um deles.

Comodidade

Cada paciente é único, assim como sua patologia ou condição de saúde. É relativamente comum enfermos que possuem dificuldade de locomoção ou então encontram-se acamados, o que dificulta sua movimentação até um posto de saúde, hospital ou consultório médico. Por isso, trata-se de uma verdadeira comodidade ser atendido pelo profissional de saúde em seu domicílio.

Otimização e humanização do atendimento

Um paciente que recebe atendimento domiciliar se sente mais à vontade, o que otimiza a qualidade da consulta. Além disso, este se sente querido e acolhido pelo médico, o que fortalece o vínculo entre ambos. Isso facilita a adesão ao tratamento e consequentemente acelera a recuperação de seu estado de saúde.

Bem-estar para médico e paciente

Realizar um atendimento domiciliar é um gesto de carinho e respeito por parte do médico e isso é sempre sentido pelo paciente. Dessa forma, a realização de um atendimento dessa natureza traz de maneira natural a sensação de bem-estar, tanto para o profissional da saúde, quanto para o enfermo.

Precisa de atendimento domiciliar? Pode contar comigo

Depois de te mostrar um pouco sobre esse tipo de medicina e sua história, além de citar seus benefícios, me coloco agora à sua disposição. Caso você precise de atendimento domiciliar ou conheça alguém que esteja necessitado desse tipo de atenção médica, saiba que você pode contar comigo.

Sou médico, clínico geral e meu grande prazer é proporcionar saúde ao maior número de pessoas possíveis. Me deixe saber de seu histórico de saúde, de suas necessidades que certamente poderei te ajudar. Para isso, basta entrar em contato comigo através desse link.

Vamos seguir juntos na promoção de saúde, colocando sempre as necessidades dos pacientes em primeiro lugar.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *