Cuidados para o verão: aproveite com saúde

Conhecida por ser a estação mais quente do ano, não existe um meio termo ou você gosta ou você desgosta do verão. A grande verdade é que independentemente de gostar do calor dessa época, existem alguns cuidados de que devem ser tomados para que seja possível aproveitar da melhor maneira possível.

Pensando em te manter informado, separei aqueles que na minha opinião de médico são os principais cuidados para o verão. Se você quer se divertir, mas com saúde e sem perder o controle, a leitura a seguir é obrigatória.

Cuidados para o verão: Descubra como aproveitar com saúde 

Confira agora os cuidados para o verão e como é fácil colocá-los em prática por meio de ações simples e importantes.

 

Proteja-se do sol

Essa é o primeiro dentre os cuidados para o verão. Embora seja o mais óbvio de todos, é sempre importante ressaltarmos que o óbvio também precisa ser dito.

Existem variadas maneiras de se proteger do sol e unir todas elas só aumentam os níveis de proteção.

As principais formas de se proteger do sol são:

  • Usar protetor solar;
  • Evitar se expor em horários de pico que vão das 9h às 16h;
  • Fazer uso de barreiras físicas de proteção, como guarda-sol, chapéus, bonés e roupas com proteção UV.

    Mantenha a hidratação

Embora o consumo hídrico seja importante em todas as estações do ano, no verão esse cuidado se torna indispensável.

Isso porque devido ao calor típico da estação, o corpo perde maiores volumes de água de modo mais fácil, o que pode prejudicar o funcionamento correto do organismo e resultar no famoso processo de desidratação.

Nesse momento você pode me perguntar: Mas Dr. Wadis, qual volume de água preciso beber?

Existe hoje um cálculo de consumo ideal de água para cada pessoa, afinal, cada organismo é único, não é mesmo? O cálculo é o seguinte:

Peso (em kg) x 29 ml de água.

Usando a fórmula para uma pessoa de 70 quilos teremos 70 x 29 = 2.030 ml, ou seja, pouco mais de 2 litros de água.

É válido ressaltar que além do consumo da água em si, é possível se hidratar por meio do consumo de sucos naturais e também através da ingestão de algumas frutas, verduras e legumes, por exemplo.

Nesse caso as melhores opções são chuchu, pepino, tomate, cenoura, melão, melancia e abacaxi, que podem ser facilmente incluídos na rotina alimentar.

Evite refeições pesadas 

Refeições muito pesadas com alimentos de difícil digestão tornam o organismo mais lento e podem causar sobrecarga ao sistema digestório.

Assim, o ideal é evitar o consumo de carnes vermelhas e embutidos, além de alimentos com alto teor de açúcares.

Refeições mais leves, ricas em vegetais e legumes, além de proteínas magras, como frango ou peixe são as mais indicadas para o período de calor.

Cuide da sua saúde mental 

Embora esse cuidado com o verão possa destoar um pouco do que muitos estão acostumados a ouvir ele é de grande importância.

Existe um grande número de pessoas, que não gostam do calor do verão e se sentem incomodadas e até mesmo irritadas por conta das altas temperaturas.

E a melhor forma de lidar com esses incômodos e irritações se dá por meio do controle da mente.

Assim, os cuidados para o verão também devem incluir sessões de exercícios de respiração e até mesmo meditação.

Mantenha o ambiente o mais arejado possível 

Outro cuidado importante durante o verão é manter o ambiente o mais arejado possível, isso evita altas temperaturas e aquela incômoda sensação de “abafado”, trazendo ao mesmo tempo alívio físico e mental.

Para manter o ambiente arejado, pode-se deixar portas e janelas abertas, ou então fazer uso de ar-condicionado e ventiladores.

No caso do ar-condicionado vale um adendo: É importante que a manutenção do filtro seja feita de maneira adequada, para evitar o acúmulo de poeira, ácaros e demais microrganismos que podem ser prejudiciais para a saúde.

Recolha seu lixo 

E aqui temos um dos principais cuidados para o verão.

Independentemente de onde você estiver. Seja na praia, na cachoeira, no rio, ou na piscina de amigos: sempre recolha seu lixo.

É importante nunca nos esquecermos que ser humano e natureza são um só e quando não cuidamos do planeta, estamos automaticamente deixando de cuidar de nós mesmos.

Sendo assim, curta, mas com responsabilidade sanitária. Quanto mais saudável for o planeta, mais saúde nós teremos.

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados para o verão que tal conhecer os cuidados que as grávidas devem ter nessa estação do ano? Para saber quais são basta clicar aqui!

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *

I accept the Privacy Policy * for Click to select the duration you give consent until.