Ômega 3: Descubra os seus principais benefícios à saúde

Certamente você já se deparou com algumas propagandas na TV, internet e até mesmo nas redes sociais falando sobre ômega 3, não é mesmo? Além disso, é provável que você tenha ficado com vontade de fazer uso desse tipo de suplemento. Entretanto, te faço as seguintes perguntas: Você sabe o que é, quais são as fontes e os efeitos do ômega 3 à sua saúde?

Se você tiver respondido meus questionamentos de maneira negativa, então te convido a ler o conteúdo que escrevi a seguir.

O que é o ômega 3, afinal?

O ômega 3 é um tipo de gordura classificado de acordo com sua estrutura química, como um ácido graxo poli-insaturado essencial, representado por três variedades de gordura: o ácido alfa-linolênico – ALA, o ácido eicosapentaenoico – EPA e o ácido docosahexanoico (DHA).

Falando de maneira mais simples, trata-se de uma gordura necessária ao organismo humano, uma vez que não somos capazes de produzir esse tipo de substância. Dessa forma, não é difícil concluir que precisamos ingerir ômega 3 seja através da alimentação, ou então da suplementação.

Quais são as principais fontes de ômega 3?

As principais fontes de ômega 3 são:

  • Peixes gordurosos – como salmão, sardinha, atum e arenque;
  • Sementes oleaginosas como – como nozes, linhaça e chia;
  • Ovos, manteiga e azeite;
  • Suplementos à base de ômega 3.

Principais benefícios à saúde

Existem muitos benefícios que o ômega 3 pode trazer à saúde. Separamos os principais para te mostrar. Confira.

1. Proteção cardiovascular

Estudos demonstram que o ômega 3 é capaz de diminuir os níveis de triglicérides sanguíneo, um tipo de gordura maléfica ao organismo quando se encontra em níveis elevados, e que contribui para o entupimento de vasos sanguíneos, podendo resultar em quadros de saúde como pressão alta, AVC ou infarto, por exemplo.

O consumo de ômega 3, previne esses quadros de saúde e oferece proteção cardiovascular.

2. Saúde ocular

Essa gordura é fundamental para a saúde dos olhos, uma vez que se faz presente no recobrimento da retina. A retina tem como função transformar o estímulo luminoso em elétrico para que o cérebro seja capaz de realizar o processo de enxergar.

Por isso, manter os níveis de ômega 3 do organismo, é essencial para a saúde dos olhos.

3. Saúde cerebral

Outro importante efeito benéfico do ômega 3 se dá sobre a saúde cerebral. Essa substância age no processo de formação da bainha de mielina – membrana que envolve nossos neurônios.

A bainha de mielina é responsável pela transmissão de impulsos nervosos no cérebro de neurônio para neurônio. Mas para isso, é necessário que essa estrutura esteja saudável e uma das melhores formas de mantê-la saudável se dá através da ingestão adequada de ômega.

Sendo assim, é possível afirmar que o ômega 3 é um excelente promotor de saúde cerebral, tanto no que diz respeito ao funcionamento do cérebro, quanto na prevenção de patologias neurológicas.

4. Controle de inflamações e emagrecimento

O ômega 3 é conhecido por sua poderosa ação anti-inflamatória sistêmica. Ao consumir esse tipo de gordura regularmente, o organismo se torna menos inflamado, passando a responder de maneira mais positiva a ação de alguns hormônios como a insulina.

Muitas pessoas apresentam dificuldades de emagrecer pelo simples fato de estarem inflamadas, mas sem ter conhecido desse grau de inflamação. Quando se passa a consumir ômega 3, seja de maneira natural ou através de suplementação, o processo de perda de peso se torna mais facilitado e consequentemente o indivíduo ganha em saúde, bem-estar e qualidade de vida.

É importante ressaltar que muitas vezes não é possível somente através de alimentação obter os níveis essenciais desse tipo de gordura. Por isso, a suplementação com ômega 3 pode ser uma ótima opção para potencializar sua saúde, entretanto, antes de iniciar o uso de suplementos dessa natureza, é importante buscar opinião de um profissional capacitado para te orientar. Nesses casos, o nutricionista e o clínico geral são os profissionais mais indicados para lhe ajudar nessa questão.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre os benefícios do ômega 3 à sua saúde, basta deixar um comentário que terei grande prazer em lhe responder. Além disso, caso queira saber sobre algum assunto que ainda não tenha escrito, você pode me sugerir um tema, também através do espaço de comentários. Vamos juntos usar a comunicação como forma de informação e conhecimento

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *