Clara do ovo x Ganho de massa muscular: Mito ou Verdade?

Existe um grande número de pessoas que praticam atividades físicas, como musculação ou então o crossfit com o intuito de tonificar o corpo como um todo, além de ganhar massa muscular. No desejo de construir corpos esbeltos, é comum o uso de suplementos alimentares, assim como alimentos conhecidos da nossa culinária, como é o caso da clara do ovo, por exemplo.

No conteúdo de hoje, vou te mostrar como a clara do ovo pode ser um alimento valioso no processo de construção e manutenção de músculos.

Algumas informações sobre a clara do ovo

A clara do ovo também é conhecida através de outras nomenclaturas, como clara de ovo pasteurizada, ovo em pó, albumina ou simplesmente proteína do ovo. Ela ganhou essa fama, devido ao seu alto teor proteico, além de ter uma grande quantidade de aminoácidos essenciais para recuperação tecidual.

Por se tratar de um alimento de origem animal, a clara do ovo, possui altas doses de aminoácidos, como a L-Glutamina e a L-Leucina, por exemplo, que são aminoácidos relacionados com reparação e construção muscular.

Quando falamos de vitamina, esse alimento também chama atenção, principalmente pelos altos níveis de vitamina B12, importante para o metabolismo muscular e funcionamento do sistema imunológico.

E quanto o assunto são minerais, a clara do ovo é rica em sódio e selênio. O sódio é importante para manutenção do balanço hídrico e o selênio possui ação antioxidante, melhorando a à saúde da musculatura.

Afinal, a clara do ovo contribui para o ganho de massa muscular?

Nesse momento você deve estar se perguntando: Mas Dr. Wadis, a clara do ovo realmente contribui para o ganho de massa muscular?

A resposta é, sim!

Como citei, a clara do ovo é rica em proteína, aminoácidos vitaminas e minerais. Assim que ela é ingerida, sua proteína é quebrada em pequenos pedaços, que ficam à disposição do organismo para reconstruir ou construir tecidos corporais.

A musculação é um exercício que causa pequenas lesões musculares. Para que haja ganho de massa muscular, essas lesões musculares necessitam de reparo e é nesse momento que a clara do ovo entra.

Uma ótima opção é fazer uso de clara do ovo após o treino de musculação ou então antes de dormir, pois é durante o sono que o corpo é capaz de realizar reparos musculares. Com proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais à disposição, a reparação muscular ocorre de maneira otimizada, facilitando o ganho de massa muscular.

Principais benefícios de se consumir a clara do ovo

Os principais benefícios de se consumir esse super alimento são:

  • Alto teor de proteína, aminoácidos, vitaminas e minerais;
  • Menor absorção de gordura pelo intestino pela presença de uma substância em sua composição chamada lecitina;
  • Alimento fácil e barato de ser encontrado;
  • Preparo simples e rápido.

Formas e cuidados de consumo

As melhores formas de se consumir clara de ovo são: cozida, pochê, grelhada e até mesmo frita, com um pouco de azeite.

No entanto, é preciso lembrar que em momento algum, esse alimento deve ser consumido de maneira crua, uma vez que existe o risco de contaminação por salmonela e outros tipos de microrganismo.

Outro ponto importante de ser colocado sobre a clara do ovo diz respeito à sua quantidade de consumo. O organismo humano, consegue absorver cerca de 20 a 25 gramas de proteínas por refeição, isso representa cerca de três claras.

Sendo assim, não é necessário ingerir grande quantidades diariamente, pois o excesso proteico, não será absorvido e será eliminado na urina, podendo inclusive trazer danos aos rins.  Menos é mais.

Orientações para ganho de massa muscular

É importante salientar, que para um processo de ganho de massa muscular é necessário que haja orientação profissional.

Nesse caso, profissionais como educadores físicos, nutricionistas e clínicos gerais são de grande auxílio nessa jornada.

Excessos de atividades físicas, assim como excedentes alimentares podem ter o efeito contrário, e fazer com que ao invés de ganho de massa muscular, ocorra o processo de perda da musculatura, conhecido como catabolismo muscular.

Outro ponto importante é reconhecer os limites do seu corpo. Todos nós temos limites, e esses variam de pessoa para pessoa. Por isso, é importante conhecer os seus limites para que esses não sejam ultrapassados.

Se você deseja ganhar massa através com ajuda da clara do ovo, busque profissionais para isso. Evite dicas de internet ou conselhos de amigos. Jamais coloque sua saúde em risco.

Se você ainda possui qualquer tipo de dúvidas sobre o assunto, basta deixar um comentário que terei o maior prazer em respondê-lo.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *