Os benefícios do chocolate à saúde

Amado por quase todas as pessoas, o chocolate sempre foi tema de discussão sobre seus benefícios e malefícios, até que a ciência entrou em cena para resolver essa questão de uma vez por todas. A exemplo de outros alimentos e até mesmo bebidas, quando ingerido de maneira adequada e em quantidades corretas, é possível colher efeitos benéficos com a inclusão do chocolate em nossa rotina, como mostrarei no artigo de hoje.

A história do chocolate

Oriundo do golfo mexicano, o cacau, matéria-prima para produção do chocolate era utilizado em uma série de bebidas consumidas pelos Astecas, até que em meados do século XIV foi levado à Espanha e se espalhou por toda a Europa, mas foi somente no século XVII na Holanda, que o processo de industrialização realmente ocorreu.

Com o processo de industrialização, a massa de cacau passou a ser incorporada ao leite, dando origem ao chocolate, como conhecemos nos dias de hoje.

Sendo assim, você certamente está se perguntando: Mas Dr. Wadis, como um alimento doce, como o chocolate pode ser benéfico à saúde? A resposta começa em meados dos anos 2000.

No ano de 2001, um estudo epidemiológico com a participação de uma população de Ameríndios que vivem no arquipélago da consta do Panamá deixou os cientistas intrigados. A população estudada, apresentou baixa mortalidade por doenças cardiovasculares, diabetes e dislipidemia. O motivo? A alta ingestão de cacau – prática comum da população estudada.

Concentração de fitoquímicos

A verdade que precisa ser dita sobre esse alimento, é que o cacau, importante ingrediente para sua produção é uma substância rica em fitoquímicos fenólicos – os famosos polifenóis, que possuem alta capacidade antioxidante. Entretanto, essas análises merecem senso crítico, já que através de divulgações pouco claras, existe a possibilidade de se levar a uma ingestão sem consciência alguma do doce.

Escolha o tipo correto

Como mostrei, o cacau é a base principal para a produção do chocolate e consequentemente dos seus benefícios à saúde, por isso, o tipo de chocolate a ser consumido é muito importante, quando pensamos em benefícios.

O ideal, é que se escolha os chocolates que possuem maior teor de cacau em sua composição, os com 65%, 70%, 85% de cacau, são esses os “doces” que trarão maiores benefícios.

Aqui, vou dar outra dica importante para se escolher um chocolate bom para sua saúde: Vá até a lista de ingredientes e escolha o que tiver massa de cacau como primeiro ingrediente, ele vai ser a melhor opção a se escolher.

Os principais benefícios do chocolate

É chegada então a hora de descobrir os efeitos do chocolate em nosso organismo. Confira os principais deles.

Saúde cardiovascular

O chocolate promove um melhor fluxo de sangue devido aos seus antioxidantes, promovendo melhora da saúde cardiovascular. O resultado é controle da pressão arterial, diminuição da chance de infartos e AVC.

Ação neurológica

O chocolate possui teobromina em sua composição, uma substância semelhante à cafeína, capaz de deixar o cérebro mais funcional, melhorando automaticamente a capacidade de raciocínio.

Além disso, a ingestão do doce, ajuda na liberação de serotonina, promovendo uma sensação de bem-estar generalizada, que contribui para amenizar quadros de ansiedade e depressão.

Melhor desempenho físico

Os fitoquímicos presentes no chocolate auxiliam na produção de óxido nítrico, substância que melhora o fluxo sanguíneo através do relaxamento natural de vasos sanguíneos. O resultado é maior oxigenação cerebral e tecidual, que pode ser vista durante a prática de atividades físicas.

Controle dos níveis de colesterol

Os flavonoides do cacau são semelhantes aos taninos, presentes no vinho, que contribuem para diminuir os níveis de colesterol sanguíneo, diminuindo as chances de entupimentos de vasos.

Saúde da pele

Compostos bioativos presentes naturalmente no chocolate, protegem a pele contra os danos da radiação ultravioleta, prevenindo a ocorrência de câncer de pele, além de aumentar a síntese de vitamina D.

Além de escolher o tipo de chocolate, outro ponto importante para aproveitar os benefícios é saber quanto consumir.

A quantidade ideal de chocolate que deve ser consumida diariamente é de 30 gramas, sempre dando preferência aqueles com maiores teores de cacau. O consumo excessivo e indiscriminado, pode ter efeito contrário e trazer malefícios à saúde, como gosto de frisar, equilíbrio é tudo!

Depois de descobrir quais são os benefícios do chocolate, não guarde o conhecimento adquirido só para você. Divulgue o que acabou de aprender com seus amigos e familiares. Para isso, é só compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *