Os principais cuidados com a saúde bucal dos idosos

Chegar a terceira idade é um prazer para muitas pessoas. A tranquilidade de olhar para trás e observar tudo o que foi construído em uma vida é extremamente gratificante, no entanto, conforme a idade avança, alguns cuidados devem ser tomados, e a saúde bucal dos idosos deve estar sempre entre as prioridades.

No artigo de hoje, vou te mostrar quais são os principais cuidados com a saúde bucal dos idosos, e a importância dessa atenção em tempos de pandemia!

Principais cuidados com a saúde bucal dos idosos

Para facilitar a leitura e compreensão, separei as principais dicas de cuidados bucal que os idosos devem ter.

1. Higienização

Esse é o principal dentre os cuidados com a saúde bucal dos idosos. Escovar os dentes sem nenhum tipo de pressão assim que acordar e após as refeições diárias é uma das maneiras mais eficazes de prevenir problemas. Vale ressaltar que além da escovação, é importante a higiene da língua e do uso do fio dental diariamente, a fim de manter os dentes e toda a cavidade bucal sempre limpos.

2. Cuidado com as próteses

É muito comum que pessoas da terceira idade façam uso de próteses. Sejam elas parciais ou totais.

Elas também devem ser higienizadas após as refeições e ao menos duas vezes por semana, precisam ser colocadas em soluções próprias para limpezas protéticas.

3. Atenção às alterações

Próteses facilitam a vida de quem está na terceira idade, mas para isso, é necessário que haja boa adaptação a elas. Em caso de falhas de ajustes, lesões podem surgir e com o passar do tempo podem dar origem a processos infecciosos e até mesmo tumores bucais.

Por isso, um dos principais cuidados com a saúde bucal dos idosos é a atenção ao surgimento de alterações em todas as partes da cavidade oral, tais como céu da boca, língua, bochechas e principalmente a gengiva.

4. Atenção à boca seca

Também conhecida como xerostomia, a boca seca é um problema comum em idosos e nada mais é do que a redução da quantidade de saliva na cavidade oral.

Alterações de funcionamento das glândulas salivares e uso de medicamentos como antidepressivos ou anti-hipertensivos por exemplo, podem causar esse problema.

Dentre as muitas funções da saliva, está a proteção dentária. Dessa forma, a redução do fluxo salivar pode levar a uma série de problemas como má adaptação das próteses, surgimento de lesões bucais e até mesmo a ocorrência de cáries. Assim, se sentir a boca seca, procure um dentista para verificar a causa.

5. Cuide de sua saúde geral

O cuidado com a saúde bucal dos idosos envolve um cuidado completo. Doenças como diabetes, osteoporose e alterações cardiovasculares podem gerar uma série de problemas bucais e de saúde como um todo.

Por isso, ao cuidar de sua saúde de maneira geral, automaticamente estará cuidado de sua saúde bucal.

Cuidados com a saúde bucal em tempos de quarentena

Os cuidados com a saúde bucal dos idosos devem ser redobrados durante o período de pandemia por duas situações específicas.

A primeira, é o fato do consultório odontológico ser um local com alto potencial de infecção de Covid-19, mesmo com todos os cuidados e uso de equipamentos de segurança.

E a segunda, diz respeito aos idosos serem considerados grupos de risco da doença, podendo desenvolver complicações caso sejam infectados pelo novo coronavírus.

Não deixe sua saúde de lado

Muitas pessoas têm negligenciado a saúde em tempos de pandemia, algo não aconselhável.

Muitos idosos, por fazerem parte do grupo de risco tem seguido em distanciamento social, mas isso não impede que sejam tomados cuidados com a saúde.

Para facilitar o atendimento, está permitida a realização de consultas por vídeo conferência, uma forma bastante eficaz de manter contato com seu clínico geral de confiança, mesmo à distância.

Além disso, existe também a possibilidade da realização de atendimento domiciliar, onde o médico, devidamente paramentado pode ir à casa do seu paciente, para fazer uma consulta e garantir tanto a saúde bucal, quanto a saúde geral. Isso é carinho, atenção e cuidado!

Depois de descobrir quais são os principais cuidados com a saúde bucal dos idosos, que tal marcar uma consulta domiciliar para saber se está tudo ok? Para isso, é só clicar aqui e marcar o seu horário.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *