Pilates e seus benefícios durante a quarentena

Com o surgimento da pandemia e a poderosa ação de contágio do novo coronavírus nos vimos literalmente em um mundo diferente do qual conhecíamos. Isso nos forçou a uma série de adaptações para tentarmos viver a vida o mais próximo possível do normal que conhecíamos, e uma dessas medidas adaptativas foram as aulas de atividades físicas virtuais, de diferentes modalidades, dentre elas o pilates.

No artigo de hoje, vou mostrar quais são os principais benefícios do pilates, principalmente em tempos de quarentena. Para saber mais, é só continuar a leitura do nosso artigo.

Compreendendo o pilates

O pilates é uma atividade física cujo objetivo é unir a mente e o corpo do seu praticante. Conhecido no mundo inteiro, a atividade é capaz de eliminar uma série de dores musculares, ampliar os movimentos, aumentar o autocontrole e a confiança, fortalecer a musculatura e uma outra grande série de benefícios como você vai descobrir agora.

Os benefícios do pilates durante a quarentena

Separei para você aqueles são os principais benefícios do pilates durante o período de quarentena que estamos enfrentando. Conheça quais são eles.

Diminuição de dores

O pilates é muito recomendado para pessoas que sentem dores, principalmente na região das costas, algo muito comum em tempos de quarentena, onde a movimentação da maioria das pessoas diminuiu.

Os exercícios dessa modalidade, são capazes de realinhar a coluna e fortalecer a musculatura abdominal, o que faz com que as pessoas parem de forçar as costas. Consequentemente as dores diminuem e em alguns casos podem até cessar.

Melhora da respiração

Por trabalhar toda a musculatura respiratória, os praticantes são capazes de aprender novas técnicas de inspiração e expiração, algo que proporciona melhorias de capacidade respiratórias. Uma respiração mais afinada, nos leva diretamente ao próximo benefício.

Controle da ansiedade

Muitas pessoas têm afirmado que se sentem mais ansiosas nesse período de distanciamento social. Com diminuição das dores e melhora da capacidade respiratória o que se tem de maneira quase que é automática é um controle da ansiedade, o que consequentemente traz mais qualidade de vida.

Fortalecimento de músculos e articulações

O pilates tem capacidade de trabalhar o corpo maneira global. Para a realização dos exercícios, há ativação simultânea de diversos grupos musculares, ou seja, músculos de diferentes partes do corpo são ativados e recrutados para a execução de determinados movimentos. Isso promove um fortalecimento total da musculatura e das articulações.

Melhora do desempenho sexual

Por conta de toda a preocupação e estresse ocasionado pela pandemia, é comum que haja uma queda natural no desejo sexual. Entretanto, com o alívio das dores, maior capacidade pulmonar, maior fortalecimento muscular e menos ansiedade, a prática do pilates na quarentena é uma ótima opção para melhorar o desempenho sexual, tanto para os homens, quanto para as mulheres.

Aumento da autoestima

O pilates também é uma ótima forma de aumentar a autoestima em tempos de quarentena. Com menos dor, mais tranquilidade, mais força e um retorno natural e gradual das atividades sexuais há um aumento natural da autoestima, algo importante nos dias em que estamos vivendo.

Novas amizades

E por fim, mesmo se praticando o pilates à distância, é possível fazer novas amizades, uma vez que a maioria das aulas são abertas para grupos de aluno e em algumas ocasiões, até mesmo disponibilizadas em plataformas como Instagram e Youtube por exemplo.

Alguns cuidados são necessários

Embora seja capaz de proporcionar uma série de benefícios, existem alguns cuidados que devem ser tomados por quem deseja praticar pilates em tempos de quarenta.

O primeiro cuidado diz respeito a realizar aulas com orientadores formados e aptos para o ensino.

Outro cuidado importante é respeitar seus limites. Como todo e qualquer tipo de atividade física, os praticantes do pilates evoluem gradativamente na prática e tentar realizar movimentos avançados antes da hora pode causar lesões, por isso, ter em mente quais são seus limites é muito importante.

E por último, caso você tenha algum problema de saúde e queira praticar pilates, é importante se consultar com seu clínico geral antes de iniciar essa atividade. Afinal, a segurança vem sempre em primeiro lugar.

Depois de conhecer os principais benefícios do pilates durante a quarentena que tal me ajudar na divulgação desse artigo? Para isso, basta compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.

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