Saúde das Pernas: Conheça 5 cuidados essenciais

O cuidado com as pernas é muito importante, afinal, são elas que sustentam todo o nosso corpo, além de ter importante função cardíaca, já que a nossa panturrilha, popularmente conhecida como batata da perna também é considerada no meio médico como nosso “segundo coração” uma vez que ajuda no retorno sanguíneo. Além disso, a saúde da coluna lombar também tem relação com nossos membros inferiores, por isso sempre digo para meus pacientes: É muito importante cuidar da saúde das pernas.

Pensando em te mostrar como cuidar da saúde das pernas, resolvi escrever esse artigo, que mostra de maneira simples e fácil como realizar esse tipo de cuidado.

E aí? Quer aprender como cuidar de seus membros inferiores? É só continuar sua leitura.

5 Cuidados essenciais para a saúde das pernas

Mostrarei agora, quais são os 5 cuidados considerados essenciais para a saúde das pernas. Não deixe de conferir.

1. Pratique atividades físicas

Não é necessário passar longos períodos na academia para ter pernas saudáveis e fortes. Embora a musculação seja uma boa opção para o fortalecimento e saúde dos membros inferiores, “apenas”30 minutos diários de exercícios já garantem a manutenção da saúde das pernas.

Se você não gosta de academia, é possível optar por atividades mais simples, tais como caminhadas, subir e descer escadas, andar de bicicleta, fazer natação, ou aulas de pilates, por exemplo.

2. Aposte na alimentação

Praticar uma alimentação saudável é outra ótima maneira de se manter a saúde das pernas. Alimentos ricos em fibras como frutas, legumes e verduras, por exemplo, são capazes de potencializar a circulação sanguínea.

Além disso, alimentos ricos em proteínas, auxiliam na manutenção da massa muscular, o que garante firmeza muscular e saúde dos vasos sanguíneos – tanto das veias, quanto das artérias.

E por fim, não esqueça da hidratação! A ingestão de líquidos também faz parte da alimentação. Ingerir cerca de 2 litros de água diariamente reduz a viscosidade do sangue, diminui o risco de desidratação e evita inchaços e desconfortos nas pernas.

3. Hidratação da pele

A hidratação da pele também é importante para a saúde das pernas. O uso de óleos ou cremes hidratantes são de grande importância não apenas para a beleza, mas também para a saúde dos membros.

O simples ato de hidratar as pernas com esses tipos de produtos estimula o que se chama de microcirculação periférica. Diminuindo o risco do surgimento de varizes, e flacidez, mantendo assim, os membros saudáveis e funcionais.

4. Massagens também ajudam

Normalmente são as mulheres que optam por buscar massagistas, mas homens também podem apostar nesse tipo de técnica. Massagens simples, ou a famosa drenagem linfática são técnicas capazes de diminuir a retenção de líquidos e toxinas acumuladas, contribuindo para aumento da funcionalidade muscular e venosa, contribuindo até mesmo para redução da tão combatida celulite.

5. Não se esqueça do descanso

Tão importante quanto os cuidados que citei anteriormente, o descanso é mais do que necessário para a saúde das pernas.

Após um dia de trabalho que ficou o tempo sentado com as pernas dobradas, ou em pé, ou até mesmo com salto alto, dê um alívio aos membros inferiores.

Nesse momento você pode me perguntar: Mas Dr. Wadis, como descansar as pernas?

É muito simples. Ao chegar em casa, sente-se na cama com as pernas esticadas por  e ligeiramente erguidas por cerca de 30 minutos. Esse processo é fundamental para o descanso da muscular, além de auxiliar o retorno venoso.

Não deixe de buscar ajuda médica

Tão importante quanto o autocuidado da saúde das pernas é buscar ajuda médica assim que notar algum problema.

Se perceber que suas pernas estão mais inchadas do que o normal, caso sinta dores ou desconfortos que antes não existiam ou até mesmo o surgimento de manchas, o ideal é que você busque um clínico geral de confiança, afinal Cuidar de suas pernas é essencial para uma vida saudável, funcional e plena!

Depois de aprender tudo sobre a saúde das pernas que tal fazer uma consulta de maneira virtual para conferir não apenas sua saúde física, mas também seu bem-estar mental? Para isso, é só clicar aqui e agendar agora mesmo o seu horário! Não deixe que a pandemia e o isolamento social colaborem para a diminuição do seu autocuidado.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *