Medidas para envelhecer com saúde

Assim como em todo o mundo, no Brasil a expectativa de vida cresce em ritmos jamais vistos antes. Em um curto espaço de tempo seremos uma nação considerada idosa, uma vez que a maioria dos habitantes terão 60 anos de idade ou mais. Por conta de todo desenvolvimento médico e tecnológico, é possível afirmar que hoje, os 60 são os novo 40, mas para aproveitar a vida, algumas medidas precisam ser tomadas. No artigo de hoje, vou te mostrar como envelhecer com saúde.

Se você quer ser um idoso jovem, não pode deixar de ler o conteúdo a seguir.

Envelhecer com saúde é simples

Envelhecer com saúde é muito mais fácil do que muita gente pensa. Com os anos o metabolismo muda e é impossível não dizer que não se sinta o peso do tempo. No entanto, através de simples medidas, é possível seguir em frente sem ter que passar por dificuldades.

Alimentação é a base de tudo

Toda máquina precisa de combustível para se movimentar, não é mesmo? Pois bem, podemos afirmar que o corpo é uma máquina que requer combustível específico, nesse caso, estamos falando da alimentação.

Praticar uma alimentação de qualidade, com alimentos de fácil digestão, sem grandes exageros rica em proteínas, vitaminas e minerais é uma ótima maneira de envelhecer com saúde.

O organismo da pessoa idosa necessita de altas quantidades de proteínas, para manutenção de músculos, além de vitaminas e minerais para que reações bioquímicas possam ocorrer da melhora forma possível.

Sendo assim, ingerir iogurtes, quefir, carnes, ovos, frutas, legumes e vegetais em quantidades adequadas é o primeiro segredo para envelhecer com saúde.

Hidratação é importante

Com o passar dos anos, é natural na fisiologia humana que o número de papilas gustativas diminua gradativamente, afetando assim, a sensação de sabor dos alimentos e também do sentimento de sede.

Por isso, o recomenda-se que todo e qualquer idoso, tenha sempre uma garrafinha ao lado, para que não se esqueça de beber água. A desidratação na terceira idade pode ser severa e trazer graves consequências.

Faça musculação

Embora a musculação não seja uma atividade física que muitas pessoas apreciem, ela é fundamental para envelhecer com saúde.

Digo isso, pelo fato desse tipo de exercício movimentar a musculatura com um todo, promovendo um mínimo grau de resistência. Essa resistência exercida pela musculação no organismo do idoso, é fundamental para manutenção e fortalecimento da musculatura, ossos e articulações como um todo.

Um idoso com músculos, ossos e articulações fortes está menos suscetível à quedas, além de ter mais independência para ir e vir como bem entender.

Não se esqueça dos amigos

Um outro fator de grande peso na velhice são as amizades. Infelizmente, é um pouco comum que idosos se sintam sozinhos. Essa solidão pode levar ao desenvolvimento de quadros de ansiedade e depressão, que pouco contribuem para um envelhecimento saudável.

Por isso, manter as amizades é muito importante. Encontrar com amigos, sejam eles novos ou velhos, estimula o bem-estar cognitivo e diminui a sensação de solidão. Não é porque você envelheceu que você precisa viver isolado.

Chame seus amigos para encontros semanais, cozinhem juntos, planeje viagens. Estimular a manutenção de laços de amizade é uma ótima forma de envelhecer e se manter jovem.

Mantenha o cérebro trabalhando

Outro ponto importante para envelhecer com saúde é manter o cérebro trabalhando. Embora muitos idosos sejam aposentadas, é preciso manter esse importante órgão em atividade.

Ler livros e jornais, aprender um novo idioma, tocar um instrumento musical, fazer palavras cruzadas, assistir o jornal na TV, são ótimas maneiras de manter o cérebro trabalhando e a saúde mental em dia.

Não abandone seu clínico geral

Para um envelhecimento saudável, seguro e feliz, é importante visitar seu clínico geral cerca de duas vezes por ano. Esse médico, possui todo o seu histórico de doenças e vida, tendo pleno conhecimento do seu estado de saúde.

Acompanhado das consultas, exames laboratoriais também devem ser feitos, com a finalidade de se avaliar importantes marcadores metabólicos, como a glicose sanguínea e os níveis de colesterol, por exemplo.

Ao tomar essas medidas para envelhecer com saúde, você certamente será um idoso na idade e um jovem na alma.

Gostou do artigo de hoje? Me ajude a divulgá-lo! Compartilhe em suas redes sociais para que todas as suas conexões também possam acessá-lo.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *