Alimentação e Câncer: Entenda essa relação

Ouve-se cada vez mais comentários que relacionam algum tipo de câncer com a alimentação. Enquanto uns dizem que ser acometido pela doença é apenas uma questão de azar ou destino, outros se embasam na ciência e afirmam que o estilo de vida e principalmente a alimentação têm relação direta com o desenvolvimento dessa temida patologia.

Pensando em te trazer informações de qualidade sobre esse delicado tema, resolvi escrever esse artigo. Para se inteirar no assunto basta continuar a sua leitura.

Alimentação e câncer: Compreenda a relação 

Cada vez mais alimentos têm sido associados ao processo de desenvolvimento de cancros. Dentre os principais podemos citar os cânceres de cólon, reto, mama, esôfago, próstata e estômago.

Estudos demonstram cada vez mais que existem alimentos que podem atuar como facilitadores do surgimento de câncer, assim como há opções alimentares capazes de prevenir o surgimento da doença.

Para facilitar suas escolhas vou te mostrar agora quais são os alimentos que aumentam e diminuem o risco do desenvolvimento de câncer.

Alimentos que aumentam o risco de câncer 

Para facilitar as suas escolhas separei os alimentos por grupos. Confira agora quais são os alimentos que têm risco elevado para o surgimento de câncer.

Carnes processadas 

Salsicha, bacon, linguiça, presunto, apresentados e o famoso falso saudável peito de peru possuem altos níveis de nitritos e nitratos em sua composição que ao entrarem em contato com estômago e intestino se transformam em potentes agentes mutagênicos, facilitando a ocorrência de câncer.

Refrigerantes 

Bebidas industrializadas, como é o caso do refrigerante contém altas doses de açúcar, sódio e aqui no Brasil as empresas um adoçante proibido em outras partes do mundo, como nos EUA por exemplo que é o Ciclamato de Sódio que possui relação com câncer de trato urinário.

Alimentos ricos em gordura trans 

Alimentos ricos em gorduras trans são pobres do ponto de vista nutricional e precisam ser ingeridos em excesso para causas saciedade. O que pode gerar acúmulo de gordura corporal, sendo um alto fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pâncreas, rins, vesícula, mama e esôfago.

Alimentos ricos em sódio 

Alimentos ultraprocessados e industrializados em geral são ricos em sódio. Ingerir mais do que 5 gramas de sódio diariamente podem lesar as paredes do estômago e na tentativa do organismo de se recuperar dessas, podem ocorrer mutações que levam ao surgimento do câncer.

Alimentos geneticamente modificados 

Ainda existem poucos estudos sobre alimentos geneticamente modificados, como os transgênicos, por exemplo. Entretanto alguns já relacionam o surgimento de alguns tipos de câncer com esse tipo de alimentos.

A modificação genética presente nesses alimentos é capaz de alterar genes, que facilitam erros inatos de DNA que podem dar origem ao câncer.

Alimentos que previnem o surgimento do câncer 

E da mesma forma que há alimentos considerados cancerígenos, temos aqueles que são capazes de prevenir o câncer. Vamos conhecê-los?

Azeite

A gordura de qualidade presente no azeite do tipo ômega 3 auxilia na prevenção de cânceres no cólon e reto, além de controlar os níveis de colesterol e triglicérides, prevenindo processos inflamatórios sistêmicos.

Água

Mesmo fornecendo poucos níveis de minerais, manter a hidratação é dia é fundamental uma vez que favorece o funcionamento renal e ajuda na depuração de toxinas do organismo.

Cebola e alho

O alho e a cebola são ótimas fontes de fitoquímicos envolvidos na excreção de componentes cancerígenos. Estudos mostram que ambos possuem poderosa ação antioxidante e protetora no trato gastrintestinal.

Frutas vermelhas 

Ricas em antiocinas, nutrientes que retardam o aparecimento de células malignas que poderiam se tornar tumores. A ingestão de frutas vermelhas como morango, amora, berries e tomate é eficaz na prevenção de cânceres de boca, mama, cólon e próstata.

Conclusão

A alimentação deve ser uma aliada da saúde em todos os momentos da vida, independente de idade ou sexo. Já dizia o pai da Medicina Hipócrates: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.

Como mostrei no artigo, o câncer está longe de ser uma obra de azar, tampouco destino e uma alimentação saudável (aliada da prática de atividades físicas) é a melhor forma de prevenção e saúde.

Gostou do artigo de hoje? Julga que as informações aqui dispostas são importantes? Então me ajude a atingir o maior número de pessoas: Compartilhe em suas redes sociais.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *